Vivenciar as práticas de Ater em cada estado contribui para o fortalecimento da agricultura familiar

Em Cacoal, interior do estado de Rondônia desde segunda-feira (18), representantes das 28 Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do país, acompanhados das diretorias da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural. Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Embrapa), estão visitando unidades produtivas de Rondônia assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). O grupo veio à Rondônia para participar da 65ª assembleia geral ordinária da entidade e já visitou área de produtores indígenas no Território Sete de Setembro, propriedade referência em sustentabilidade de café e pecuária leiteira, entre outras. Os visitantes gostaram do que viram e trocaram experiências com produtores para levar informações para seus estados.

Visita ao território indígena Sete de Setembro

Para o presidente da Asbraer, Natalino Avance de Souza, essa dinâmica de campo está sendo fundamental para fomentar discussões de fortalecimento de Ater com órgãos como a Anater e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e efetivar políticas públicas mais eficazes para a transformação na vida rural. “Essa nova dinâmica criada permite ao grupo de todo o Brasil conhecer, na prática, os serviços de Ater em cada estado”, diz Souza.

A diretora técnica da Anater, Loroana Santana, diz ser importante conhecer tantas experiências exitosas, tanto na pauta de ater indígena, como na cafeicultura, onde está sendo agregado valor ao produto, e em várias pontas onde existe a prática de assistência técnica e extensão rural. “Percebemos casos de transformação de realidades, o que mostra a importância da assistência técnica sendo bem efetivada, transformando a qualidade de vida e levando cada vez melhoria para as unidades familiares de Rondônia”, enfatiza Santana.

Propriedade referencial em cafeicultura com sustentabilidade

A pesquisa também se fez presente, representada pela chefe geral da Embrapa em Rondônia, Lúcia Helena de Oliveira Wadt que enfatizou a importância da troca de experiências entre os serviços de extensão e a pesquisa. “Percebemos casos de transformação de realidades, mostrando a importância da assistência técnica na melhoria da qualidade de vida desses produtores que se mostraram bastantes receptivos às tecnologias a eles apresentadas”, conta Wadt.

Reunião das Câmeras Técnicas na 65ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer

APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR
Para Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO e vice-presidente nacional de assistência técnica e regularização fundiária da Asbraer, “está sendo uma honra receber representante de todas as emateres aqui em Cacoal e poder mostrar a potencialidade de Rondônia e o quanto o nosso estado é produtivo.”. O presidente da Emater-RO explica ainda que toda essa conquista vem do grande apoio que recebe do governo estadual, por meio do governador Marcos Rocha, que tem muito carinho pela agricultura familiar e não tem medido esforços para fazer chegar as políticas públicas a quem realmente dela precisa.

Por fim, após conhecer as propriedades assistidas pela Emater-RO e a potencialidade de Rondônia para o desenvolvimento agropecuário, os visitantes deram continuidade ao encontro com a reunião das Câmaras Técnicas no dia 20/03 e discutindo, nos dias 21 e 22/03, as propostas para fortalecimento da agricultura familiar, pesquisa e regularização fundiária em todo o país.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240322-03mar2024-19-visita-cafeicultura-bento_irene-mendes-67-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/03/20240322-03mar2024-19-visita-cafeicultura-bento_irene-mendes-67-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasasbraer,familiar,RondôniaVivenciar as práticas de Ater em cada estado contribui para o fortalecimento da agricultura familiar Em Cacoal, interior do estado de Rondônia desde segunda-feira (18), representantes das 28 Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do país, acompanhados das diretorias da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e...