A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) encerrou o ano de 2023 com a certeza de dever cumprido. Com metas atingidas acima das expectativas, a autarquia se prepara agora para um novo desafio: investir em sustentabilidade e tecnologia e levar a agricultura familiar de Rondônia para um patamar mais moderno e competitivo no mercado nacional. O ano de 2024 promete dar um novo direcionamento às ações de desenvolvimento agropecuário, consolidando ainda mais a atividade que mais vem crescendo nos últimos anos: o agronegócio familiar.

Os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) têm por princípio levar educação por meio das mais diversas tecnologias às famílias rurais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e concretizar o potencial empreendedor de quem trabalha a terra. A cada ano que se inicial, afinadas com as políticas públicas de governo, a Emater-RO traça ações e metas específicas com a finalidade de desenvolver atividades que venham ao encontro das necessidades dos agricultores, suas famílias e suas organizações, condensado no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, explica que o Proater é o programa que consolida as ações que serão levadas ao público beneficiário, sejam eles de base familiar, não familiar, quilombolas, indígenas, assentados de reforma agrária, populações tradicionais, pescadores artesanais e extrativistas, por meio das 85 unidades operacionais distribuídas nos 52 municípios de Rondônia. “São ações determinadas pelo governador Marcos Rocha para que a assistência técnica seja desenvolvida de forma eficaz para todo os agricultores familiares”, diz Brandão.

Os serviços de Ater são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar

As ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2023 focaram em um atendimento de Ater inovador, com inserção de ferramentas tecnológicas, como: novos computadores, drones, tablet, softwares atualizados e aplicativos, que deram mais agilidade aos serviços e possibilitaram orientações técnicas mais eficientes, sempre levando a campo conhecimentos técnicos e políticas públicas de desenvolvimento nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal). Esse fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas dentro do orçamento previsto, superando às expectativas e levando à um resultado acima do esperado, com injeção de mais de 1,2 bilhões de reais em renda bruta no estado.

As ações de Ater chegam ao público beneficiário em todo o estado de Rondônia

O governador Marcos Rocha tem destacado que os serviços de assistência técnica e extensão rural são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento da economia local. “Rondônia vem apresentando uma evolução na produção de alimentos e isso tem representado um grande avanço tanto para a economia de nosso estado, como para a melhoria da renda familiar no campo”, disse o governador.

Além da assistência, o governo tem garantido ainda, a distribuição de mudas de qualidade, como o café e cacau clonal, e viabilizado o transporte de calcário para melhor atender o setor produtivo. Para o ano de 2024, o foco dos serviços de Ater estarão voltados para o desenvolvimento rural com sustentabilidade, tecnologia e incentivo ao agronegócio familiar, que nos últimos anos tem sido o carro-chefe da economia nos estados. Para isso serão desenvolvidas ações de fortalecimento à família rural, proporcionando-lhe aumento de renda, dignidade e melhoria da qualidade de vida no campo.

Fotos: Irene Mendes, Rayne Andrade e Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/01/20240103-assistencia-tecnica-ater_30mai2019_rayne-andrade-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/01/20240103-assistencia-tecnica-ater_30mai2019_rayne-andrade-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,ater,extensão ruralO fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) encerrou o ano de 2023 com a certeza de dever cumprido. Com metas atingidas acima das expectativas, a autarquia se prepara agora para um novo desafio:...