Produção com sustentabilidade e inovação tecnológica

A reunião do Conselho de Administração da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para o exercício de 2024, foi realizado neste último dia 11 de dezembro, na sede da autarquia, em Porto Velho. Durante a apresentação a Emater-RO já sinalizou um investimento técnico maior em sustentabilidade e tecnologia. O Programa, que norteia as ações de Ater para o exercício de 2024, foi aprovado pelos conselheiros e prevê para o próximo ano, um aumento de pouco mais de 27% nos atendimentos às famílias rurais.

O investimento nos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) no estado de Rondônia tem sido essencial para o fortalecimento da agricultura familiar que traz hoje, uma produção de excelência que se iguala às melhores produções do país. A ações realizadas pela Emater-RO, neste ano que se finda, traz resultados que vão além das expectativas preestabelecidas e projeta novas necessidades para o ano que se iniciará.

O Proater foi apresentado pela diretora técnica, Fabiana Bezerra, na presença do diretor vice-presidente da Emater-RO, José de Arimatéia da Silva, do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Franco Maegaki Ono, da diretora executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Ana Gabriela Rover e do representante dos empregados da Emater-RO, Antônio Francisco de Assis. O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, e o secretário de Estado da Agricultura (Seagri) Luiz Paulo Batista, por estarem em cumprimento de outras agendas, se mantiveram presentes, acompanhado toda a reunião de forma virtual.

O investimento nos serviços de Ater tem sido essencial para o fortalecimento da agricultura familiar

PERFIL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Nestes 52 anos e meio de atividades junto às famílias rurais, a Emater-RO viu seu público crescer e se modificar. Embora a grande maioria dos beneficiários, (mais de 80%) estejam na faixa etária entre 41 e 70 anos de idade, os serviços prestados pela autarquia pretende focar, nesses próximos anos, no estímulo à permanência do jovem na propriedade e dar segmento à uma atividade mais moderna e tecnificada.

Para o governador Marcos Rocha, esse novo foco de investimento nos serviços de assistência técnica é essencial para que a Emater-RO possa continuar assistindo aos produtores visando a modernização e a tecnificação das atividades no campo. “A nossa determinação é que a assistência técnica prestada pela Emater tenha como propósito incentivar o público a tornar suas propriedades econômicas de forma sustentável e tecnológica”, disse.

PERSPECTIVAS DE ATER PARA 2024
A Emater-RO presta serviços de assistência técnica e extensão rural às famílias rurais rondonienses desde 1971, quando se deu início ao fortalecimento da agricultura no então território de Rondônia. De lá para cá, foram muitas ações e com as políticas públicas implementadas pelo atual governo a agricultura familiar de Rondônia tem sido um dos fatores que mais consolidaram a economia local.

Outra mudança no perfil da agricultura familiar está na interatividade desse público com a internet. Hoje, 77% das famílias rurais tem acesso à essa tecnologia, facilitando o acesso ao atendimento e à capacitação, que hoje também está sendo disponibilizada de forma virtual, por meio da Programa de Capacitação de Serviços de Ater (Capes) oferecido pela Emater-RO. O Capes tem permitido maior desempenho nas capacitações tanto dos empregados, com oportunidade de intercâmbio entre os extensionista de forma mais ágil e econômica, quanto dos beneficiários, possibilitando a capacitação simultânea de agricultores de vários municípios.

Com suas 83 unidades operacionais ativas instaladas nos 52 municípios, além das duas usinas de nitrogênio, a Emater-RO é o órgão de maior capilaridade do estado. Sua estrutura conta com recursos humanos na ordem de aproximadamente 800 empregados para atendimento às famílias cadastradas e as eventuais para assistência técnica econômica, social e ambiental. “A perspectiva para este ano de 2024 é ampliar o nosso atendimento às famílias rurais em relação ao ano passado, podendo chegar a 169 mil atendimentos com repetição”, explica Luciano Brandão.

Para o ano de 2024, além de ampliar o atendimento, os serviços de Ater estarão voltados para uma produção com sustentabilidade, garantindo não somente a proteção do meio ambiente, mas um solo de maior qualidade e a melhoria da vida no campo. Outro desafio estará na implantação de inovações tecnológicas que possam trazer mais eficiência para a produção tanto na qualidade quanto na produtividade.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231213-12dez2023-11-apresentacao-proater-2024_irene-mendes-15-recorte21.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231213-12dez2023-11-apresentacao-proater-2024_irene-mendes-15-recorte21-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão rural,Proater,sustentabilidade,tcnologiaProdução com sustentabilidade e inovação tecnológica A reunião do Conselho de Administração da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para o exercício de 2024, foi realizado neste último dia 11 de dezembro, na sede da autarquia,...