O extensionista é um agente de mudanças para o desenvolvimento rural

Esta semana é especial para a agricultura familiar brasileira, e para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), porque no dia seis de dezembro se comemora o dia nacional da ATER. Durante toda a semana foram realizados grandes eventos pelo país, no dia 4 a câmara federal realizou sessão solene para homenagear a Extensão Rural, no dia 5 iniciou em Belo Horizonte o seminário 75 Anos de ATER, com a participação de extensionistas de todo o Brasil, inclusive com uma palestra do Presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), mas o grande destaque deve ser dado para a Agricultura Familiar que é o motivo da existência do serviço do serviço de ATER.

É da agricultura familiar que sai 75% dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros, isto motiva o governo de Rondônia a investir no serviço da Emater-RO para atender e orientar a produção de Café, Cacau, gado de leite e de corte, e incrementar a produção de frutas e hortaliças. O interesse e apoio do governo de Rondônia à Emater-RO e à agricultura familiar tem destacado a Emater-RO como uma das melhores instituições de ATER do País, gerando um retorno de 14 reais para cada um real investido na assistência técnica a agricultores do Estado.

Agente de mudanças

A câmara federal realizou sessão solene de homenagens às entidades de ATER

O extensionista é um agente de mudanças no meio rural, sua missão é transformar a qualidade de vida da população rural, introduzindo tecnologias e boas práticas de produção no trabalho rural, orientação tecnológica, econômica e social, que podem ser traduzidas numa única palavra “ Desenvolvimento”. E foi exatamente isto que demonstrou o presidente da Emater-RO Luciano Brandão, no Seminário 75 anos de Ater em Belo Horizonte, com a apresentação do sistema de gestão do serviço de ATER desenvolvido pela Emater-RO, o Sigater.

Dentre os serviços prestados pela assistência técnica e extensão rural à agricultura familiar, destacam-se a inovação tecnológica, com a introdução de novas cultivares de plantas, orientação no manejo de rebanhos, incentivo e orientação na instalação e operação de agroindústrias, e a assessoria técnica na gestão de negócios rurais, bem como em questões familiares e sociais, tais como a sucessão na gestão do negocio rural.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos: Ana Karoliny e Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231206-3.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/12/20231206-3-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão ruralO extensionista é um agente de mudanças para o desenvolvimento rural Esta semana é especial para a agricultura familiar brasileira, e para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), porque no dia...