O lixo descartado nos rios é prejudicial ao meio ambiente e à vida aquática.

Com intuito de conscientizar os usuários das praias localizadas na região do Rio Guaporé, no perímetro de Costa Marques, a Entidade Autárquica de Assistência Social e Extensão Rural (Emater-RO) em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-4, realizou diversos mutirões de limpeza das margens do Rio Guaporé. A primeira atividade foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro e a segunda no período de 29 de setembro a 1 de outubro, quando as equipes percorreram as margens e praias do rio na região recolhendo todo tipo de plástico, restos de comida, bitucas de cigarros, marmitas e copos descartáveis, além de latinhas e vários tipos de papéis.

Jaqueline Ribeiro Rosa, gerente do escritório regional da Emater-RO na região do Vale do Guaporé pede encarecidamente que as pessoas evitem jogar lixo nas margens do rio. “Esse local é um local onde há maior concentração de pessoas que utilizam a área para lazer e não recolhem seus lixos. Esses objetos caem direto no rio em dias de chuva ou no período de cheia e prejudicando a vida aquática e provocando o desmatamento do meio ambiente”, explica a gerente.

Se as pessoas colaborarem e recolherem seus lixos, terão um local mais limpo e um ambiente mais saudável.

Elizeu Tomicha Lobo, presidente da Colônia de Pescadores relata que é de suma importância que as pessoas tenham consciência e recolham os seus lixos levando-os para a cidade, para serem destinados aos locais adequados. “Na cidade existe locais apropriados para o descarte de lixo”, diz, e se as pessoas recolherem os seus dejetos, terão um local mais limpo, um ambiente natural e poderão aproveitar melhor o que a natureza tem para oferecer, e os pescadores terão peixes para pescar garantindo o sustento de sua família e alimento na mesa de todos.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão enfatiza que o trabalho que a instituição vem fazendo junto aos produtores e aos ribeirinhos tem sido de conscientização e incentivo à manutenção das riquezas naturais. “A Emater está sempre trabalhando em defesa do meio ambiente e em benefício da família rural”, diz Brandão.

Para o governador Marcos Rocha a proteção do meio ambiente é muito importante para a sobrevivência da floresta, dos animais e da própria população. “Se protegermos nossos recursos naturais, todos serão recompensados com um meio ambiente saudável e, para isso, precisamos da colaboração de todos”, diz o governador.

Um terceiro mutirão já está agendado e deverá será realizado no período de 6 a 8 de outubro.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Jaqueline Ribeiro Rosa
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/10/20231003-09set2023-30-mutirao-rio-guapore_costa-marques_jaqueline-1-1024x640.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/10/20231003-09set2023-30-mutirao-rio-guapore_costa-marques_jaqueline-1-150x150.jpegWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,coleta de lixo,extensão rural,meio ambiente,ribeirinhosO lixo descartado nos rios é prejudicial ao meio ambiente e à vida aquática. Com intuito de conscientizar os usuários das praias localizadas na região do Rio Guaporé, no perímetro de Costa Marques, a Entidade Autárquica de Assistência Social e Extensão Rural (Emater-RO) em parceria com a Colônia de Pescadores...