Instituições buscam mais recursos para fortalecer todo o sistema de Ater.

Presidentes e diretores de dez instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) públicas estiveram presentes, na quinta-feira (14), em uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento, para tratar sobre o serviço público de Ater. O encontro foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a participação da Associação Brasileira das Entidades Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e de instituições voltadas para os serviços de assistência técnica e extensão rural.

Entre as instituições presentes destaca-se a participação de Rondônia que, por meio do diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Luciano Brandão, participou das discussões visando o fortalecimento do serviço no país. Brandão, que também atua como vice-presidente nacional de Ater da Asbraer, destacou que o atual cenário das empresas públicas de Ater necessita de uma atenção maior a fim de minimizar as desigualdades sociais, econômicas e tecnológicas no campo, que afetam tanto os agricultores familiares, como o trabalho dos extensionistas. “Precisamos qualificar e modernizar os serviços de ater pública e para isso, é essencial que os governos injetem mais recursos, para que possamos levar nossos serviços a mais agricultores, isso só será possível com o fortalecimento da assistência técnica.”.

O Brasil tem conhecimento para prover uma assistência técnica e extensão rural de altíssimo nível.

Após os debates, os presidentes de Ater tiveram um encontro com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) onde, durante um almoço, tiveram a oportunidade de discutir as demandas do serviço público de Ater, em especial as questões voltadas para a necessidade de mais investimento no setor. Em conversa produtiva o ministro ressaltou que “no Brasil, hoje, você tem conhecimento para prover uma assistência técnica e extensão rural de altíssimo nível, nós temos tecnologia”, disse e destacou a importância de mais investimentos para a pesquisa, tecnologia e o acompanhamento dos agricultores pelos extensionistas.

Para o governador Marcos Rocha, a participação da Emater-RO representando Rondônia nas discussões nacionais é muito importante para o fortalecimento dos serviços de assistência técnica prestados e contribui para o crescimento de setor produtivo rondoniense. “A Emater é uma empresa de excelência em assistência técnica e extensão rural no estado e tem ajudado os produtores rurais a transformar as propriedades em negócios que não apenas fortaleçam a economia local, mas também promovem a melhoria da qualidade de vida de quem trabalha no campo”, diz o governador.

Para os presidentes da Asbraer, Natalino Avance, e da Anater, Jeferson Coriteac, o encontro trouxe saldos positivos e sela uma aliança e uma irmandade que existe entre as instituições de Ater. “A ideia é nos fortalecermos ainda mais a assistência técnica rural, seja ela pública ou privada”, finalizou Coriteac.

Texto: Wania Ressutti e Ana Karoliny Barros
Fotos: Fernanda Karen
EMATER-RO / ASBRAER

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230918-09set2023-14-encontro-asbraer-002_foto-fernanda-keren_asbraer-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230918-09set2023-14-encontro-asbraer-002_foto-fernanda-keren_asbraer-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,ater,extensão ruralInstituições buscam mais recursos para fortalecer todo o sistema de Ater. Presidentes e diretores de dez instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) públicas estiveram presentes, na quinta-feira (14), em uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento, para tratar sobre o serviço público de Ater....