Os produtores de Rondônia participaram de cursos, palestras e trocaram experiências com participantes de outros estados.

Produtores de Rondônia que se destacaram no último Concurso de Qualidade de Queijo realizado durante a 10ª Rondônia Rural Show, foram convidados à participar da maior exposição de queijos do país: a Expoqueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO).

A Expoqueijo é um evento realizado em Araxá, no estado de Minas Gerais, que reúne os maiores produtores e apreciadores de queijo artesanal do país. O evento tem por objetivo reposicionar a marca dos queijos brasileiros e potencializar a vocação mobilizadora da agricultura familiar para a geração de riqueza, emprego e renda em todo o território nacional.

Queijos artesanais produzidos em Rondônia.

Em sua terceira edição, a Expoqueijo reuniu mais de 400 produtores, entre os quais, cinco rondonienses que representaram o estado de Rondônia em Minas Gerais incentivados pela participação no concurso Conqueijo, realizado pelo governo estadual. “Os cinco participantes foram os primeiros colocados em cada categoria e contaram com o apoio do Sebrae que custeou a participação deles no evento fora do estado”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

Os produtores participantes tiveram a oportunidade ainda, de participar de cursos, palestras e trocar informações e experiências sobre produção de queijos e queijarias, o que, para o governador Marcos Rocha é muito importante e contribui para levar a marca dos queijos de Rondônia para todo o país. “Valorizar os queijos produzidos pela agroindústria familiar de Rondônia também é muito importante para o fortalecimento da economia do estado.”, diz o governador.

Essa foi a primeira experiência dos produtores artesanais de queijos em eventos de abrangência nacional e internacional e mostrou que Rondônia tem grande potencial para o desenvolvimento agroindustrial em diversos segmentos. A iniciativa também traz um grande incentivo para outros produtores familiares tanto na diversificação quanto na produção de produtos de qualidade e competitividade no mercado, assim como já ocorre com o café e com o cacau.

PARTICIPANTES DO EXPOQUEIJO 2023

*CATEGORIA MINAS PADRÃO
Celiria Maria do Pilar – Colorado do Oeste

*CATEGORIA MASSA FILADA (NOZINHO/TRANCINHA/CABACINHA)
Sebastião Camargo da Silva – Ouro Preto Do Oeste

*CATEGORIA COALHO
Sérgio Nunes – Guajará-Mirim

*CATEGORIA PROVOLONE
Nevaldi Klein – Candeias do Jamari

*CATEGORIA MUSSARELA
Sebastião Camargo da Silva – Ouro Preto Do Oeste

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Gilvania Carvalho, Flávia Ferreira e João Lima
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230901-08ago2023-22-a-24-expoqueijo-araxa-mg_joao-lima-9-1024x666.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230901-08ago2023-22-a-24-expoqueijo-araxa-mg_joao-lima-9-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,Agroindústria,extensão rural,fabricação de queijosOs produtores de Rondônia participaram de cursos, palestras e trocaram experiências com participantes de outros estados. Produtores de Rondônia que se destacaram no último Concurso de Qualidade de Queijo realizado durante a 10ª Rondônia Rural Show, foram convidados à participar da maior exposição de queijos do país: a Expoqueijo Brasil...