Os extensionistas levaram suas experiências como profissionais especialistas e como responsáveis técnicos na implantação de agroindústria em Rondônia.

De forma pioneira a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) marcou presença no egrégio quadro de jurados que avaliou mais 1,3 mil queijos inscritos no Concurso Internacional de Queijo Artesanal, a Expoqueijo 2023, em Araxá, MG. O reconhecimento conferido aos seis profissionais rondonienses dá-se em razão da qualificação técnica e experiência obtida na realização do Concurso de Qualidade de Queijos da Agricultura Familiar (Conqueijo), realizada pelo governo de Rondônia, acrescido do serviço de assistência técnica e consultoria na área de leite e seus derivados.

A Expoqueijo é uma feira de reconhecimento internacional, com participação dos principais países produtores de queijos artesanais. Realizado no período de 22 a 27 de agosto, esta terceira edição contou com a participação de 410 produtores de 11 países e 22 estados brasileiros, que expuseram queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies, se consolidando no maior evento de queijos da América Latina.

Cerca de 1,3 mil queijos foram inscritos no Concurso Internacional de Queijo Artesanal – Expoqueijo 2023.

Os extensionistas da Emater-RO Amâncio Estevão Neto, Flávia Ferreira Carvalho, Gilvania Carvalho, Mateus Folador e Isis Ximenes, esta última atuando hoje como coordenadora da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) atuam no segmento de orientação, assistência técnica e incentivo aos agricultores familiares de Rondônia. Através da consultoria de leite e seus derivados levaram suas experiências adquiridas desde a grade curricular, quando concluíram seus estudos, até a implementação do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (Prove), quando atuaram como responsáveis técnicos na implantação das diversas indústrias de leite e derivados hoje existentes no estado.

Conhecimentos que serão multiplicados para elevar cada vez mais a qualidade da produção em Rondônia.

A participação dos especialistas na ExpoQueijo 2023 contou com o apoio da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa e Regularização Fundiária (Asbraer), instituição de apoio as Emateres de todo o país. Já, o processo degustativo contou com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (LTC), primeira escola de laticínios da América Latina, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), cujo foco está voltado para a formação profissional e desenvolvimentos de inovações e necessidades do mercado laticinista. “Tudo isso faz parte do processo de tecnificação dos produtos da agricultura familiar que o estado vem investindo e que nós, extensionistas, levamos ao campo”, para multiplicar os conhecimentos adquiridos e elevar cada vez mais a qualidade de nossa produção, seja in natura ou beneficiada através das agroindústrias”, diz Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

Para o governador Marcos Rocha, essas ações do governo são importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente com programas voltados para a produção leiteira, e o Prove tem contribuído muito para o fortalecimento dessas agroindústrias familiares. “Parabenizo todos os participantes que tem levado o nome de Rondônia para todo o país, mostrando que aqui se produz com qualidade, seja no café, no cacau, no tambaqui, e agora também com o leite, em especial o queijo. Isso demonstra que o esforço e a dedicação de cada um, seja do produtor, seja do técnico que o assiste, é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável de nossa agricultura.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Flávia Ferreira, Gilvania Carvalho e João Lima
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230901-08ago2023-22-a-24-expoqueijo-araxa-mg_joao-lima-5-1024x666.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230901-08ago2023-22-a-24-expoqueijo-araxa-mg_joao-lima-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,degustação de queijos,extensão rural,extensinistasOs extensionistas levaram suas experiências como profissionais especialistas e como responsáveis técnicos na implantação de agroindústria em Rondônia. De forma pioneira a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) marcou presença no egrégio quadro de jurados que avaliou mais 1,3 mil queijos inscritos no Concurso Internacional de Queijo...