O desperdício de alimentos é um grande potencializador da insegurança alimentar. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (2021) apontam que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada por ano, entre o período da colheita e a comercialização da produção no varejo.

Visando minimizar esses dados e contribuir para que mais pessoas possam ser beneficiadas com alimentos saudáveis e de qualidade, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em parceria com a Prefeitura do município de Pimenteiras do Oeste, realizou nesta semana, no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, um dia especial com a temática Ação Social e Cidadania.

O objetivo do evento foi mostrar para as famílias rurais, cozinheiras e demais beneficiários dos Programas de Aquisição de Alimentos (PEAA e PAA) alternativas para melhor aproveitar os alimentos e evitar seu desperdício com ações que vão desde as formas de armazenamento até a prática de receitas e a transformação das sobras em adubo orgânico para serem utilizadas em hortaliças e em plantas ornamentais.

Durante o evento foram proferidas palestras com temas como: “Evitar desperdícios dos alimentos da agricultura familiar”, ministrada pelo chefe de cozinha Pedro Bagatolli e “Como transformar restos de alimentos em adubos”, ministrada pelo extensionista da Emater-RO, José Ubirajara L. Fernandes Vieira.

Aproveitando a oportunidade de reunir toda a comunidade , foi realizado um varal solidário, onde foram arrecadadas roupas para serem doadas às famílias de baixa renda cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Pimenteiras do Oeste.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Anderson Costa
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230810-08ago2023-08-peaa-em-pimenteiras_009.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230810-08ago2023-08-peaa-em-pimenteiras_009-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotosagricultura familiar,ater,capacitação,extensão ruralO desperdício de alimentos é um grande potencializador da insegurança alimentar. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (2021) apontam que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada por ano, entre o período da colheita e a comercialização da produção no varejo. Visando minimizar esses dados...