Proteção à saúde e segurança no trabalho.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) firmou contrato com a empresa Neumann e Gonçalves Medicina e Segurança para implementação da gestão de risco ocupacional voltada para a segurança dos cerca de 850 empregados que atualmente trabalham na autarquia. A proposta visa ainda o acompanhamento da saúde de seus colaboradores por meio de avaliações clínicas e ambientais a fim de oferecer as condições necessárias para o bom desempenho das atividades laborais. O plano de ação também prevê orientação e prevenção nos usos de equipamentos de proteção individual (EPI) minimizando possíveis riscos que a atividade possa causar.

Desde o mês passado a empresa já vem fazendo o levantamento do inventário para mapear as áreas de riscos que a atividade de extensão rural oferece. “Nós percorremos todas as unidades operacionais no estado, levantando cada ponto onde poderá haver possibilidade de riscos, já estamos fechando o inventário e a partir dele daremos início ao Plano de Ação para a Emater”, diz Júlio Cunha, diretor comercial da empresa, acompanhado do médico do Trabalho, Dr. Gilberto Yoshida.

Dr. Gilberto Yoshida, médico do trabalho, fala das possibilidades de riscos nas atividades laborais.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão salienta que essa análise dos relatórios é muito importante para que a autarquia possa evitar passivos trabalhistas. Brandão lembra que a Emater-RO recentemente, renovou os EPI’s para seus colaboradores oferecendo kits que continham camisa, chapéu, colete, protetor solar e álcool em gel para proteção contra o intenso sol de Rondônia e equipamentos específicos para as atividades específicas, como botas, luvas, etc.

Para o governador Marcos Rocha é importante dar condições para que os servidores possam trabalhar com dignidade e atender à população com qualidade. “Os servidores públicos são prioridade no nosso governo e oferecer os equipamentos necessários é primordial para que se possa desempenhar bem o seu trabalho. Por isso, nós sempre estamos cuidando para oferecer não somente equipamentos, mas saúde e qualidade de vida para nossos servidores”, pontua o governador.

Após essa segunda etapa, que é a elaboração do Plano de Ação, será dada início à fase de execução, onde os empregados da Emater serão avaliados pelos médicos do trabalho da empresa contratada e, quando necessário, serão solicitados exames complementares. Com essa ação será possível atuar preventiva e evitar muitas situações que poderiam ser prejudiciais tanto para os colaboradores como para o bom andamento da Emater-RO. “Estaremos resolbendo muitos problemas e avançando nas questões de medicina do trabalho oferecendo saúde e segurança para todos”, finaliza Brandão.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Saincler Rebouças
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230808-08ago2023-04-medico-do-trabalho_saincler-reboucas_003-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230808-08ago2023-04-medico-do-trabalho_saincler-reboucas_003-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasextensão rural,gestão de risco,saúde,segurançaProteção à saúde e segurança no trabalho. A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) firmou contrato com a empresa Neumann e Gonçalves Medicina e Segurança para implementação da gestão de risco ocupacional voltada para a segurança dos cerca de 850 empregados que atualmente trabalham na autarquia. A...