O objetivo é garantir uma administração ética e transparente.

A adesão da entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) ao Programa Rondoniense de Integridade (ProiIn) representa um avanço para a autarquia que vem adequando sua gestão para o modelo de administração pública moderna. A Emater-RO tem se aperfeiçoado na forma de administrar e para isso, tem contado com o apoio de órgãos do governo, a exemplo da Controlodoria Geral do Estado, que tem se colocado à disposição para essa adaptação da entidade.

O ProIn faz parte do Plano de Integridade Rondoniense, que prevê um conjunto de diretrizes, políticas, procedimentos e ações concretas no intuito de prevenir, detectar e tratar quaisquer atos de corrupção dentro da administração pública, além de outros desvios, como a falta de conduta ética dentro da administração. “O objetivo de buscarmos esse apoio junto ao CGE é garantir uma administração ética, transparente e promover a mudança cultural necessária e, para haver mudanças é preciso mudar atitudes”, diz Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

A Emater-RO já se prepara para elaboração do plano.

Para executar o Programa Rondoniense de Integridade é preciso passar por quatro fases: adesão e designação da equipe que vai conduzir o processo na entidade; elaborar e validar as ações que serão desenvolvidas; fazer o levantamento da gestão de risco e monitorar as ações. A Emater-RO já passou da primeira fase e se prepara para elaboração do plano, para isso contará com o apoio da equipe técnica da CGE, que estará acompanhando todo o processo. “O ProIn não é um projeto e sim um programa, por isso, não tem fim, e o processo de mudança cultural também é contínuo, não se muda o que não se conhece”, explica Diego Baylão, auditor da CGE que, junto com o diretor de Integridade, Luiz Afonso e o assistente de controle interno, Anderson Ferreira, fez a apresentação do programa aos gestores da Emater-RO.

Para o governador Marcos Rocha, o Plano de Integridade Rondoniense é essencial para a consolidação de uma gestão pública integra e eficiente que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado e gerar a confiança da sociedade nas instituições governamentais. “Ao aderir ao programa, a Emater-RO está promovendo a transparência e a ética em sua administraçao e essa atitude só reforça a importância da integridade como princípio norteador da administração pública, pois é com transparência e ética que conseguiremos construir uma gestão voltada para todos os cidadãos rondonienses”, diz o governador.

A adesão ao Programa Rondoniense de Integridade foi oficializada na sede da Emater-RO em Porto Velho, com a presença do diretor presidente da Emater, Luciano Brandao, do Controlador Geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino e das equipes da CGE e da Emater responsáveis pela elaboração do plano.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230807-08ago2023-03-cge-programa-de-integracao_larissa-cge-2-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/08/20230807-08ago2023-03-cge-programa-de-integracao_larissa-cge-2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,ética,extensão rural,gestão moderna,transparênciaO objetivo é garantir uma administração ética e transparente. A adesão da entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) ao Programa Rondoniense de Integridade (ProiIn) representa um avanço para a autarquia que vem adequando sua gestão para o modelo de administração pública moderna. A Emater-RO tem se aperfeiçoado...