A parceria entre a Emater-RO e a Embrapa contribui para o fortalecimento da agricultura familiar.

Em reunião realizada na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), no último dia 27, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) levaram a proposta de um trabalho em conjunto para produção da primeira cultivar de mandioca de mesa registrada para Rondônia. A BRS 1668, como é chamada a variedade será lançada em breve e a parceria Embrapa/Emater-RO deverá instalar unidades demonstrativas para produção de mudas e posterior distribuição aos produtores interessados no seu cultivo.

A nova cultivar tem como característica a sua produção precoce e boa produtividade, podendo ser colhida entre 6 e 12 meses após o plantio. “É uma mandioca de cozimento rápido, de polpa amarela, que tem muita aceitação entre os consumidores”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

Serão implantadas sete unidades demonstrativas, uma em cada regional onde a Emater-RO atua.

A proposta foi feita pelo chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa/RO, Francisco de Assis Correa Silva que, acompanhado de dois analistas apresentou as características aos técnicos e presidente da Emater-RO. Segundo Francisco, o potencial produtivo dessa nova variedade é de 25 toneladas por hectare e a mandioca tem um sabor diferenciado, sem fibras e sem amargor, além de poder ter um tempo de cozimento de 10 minutos.

O diretor técnico interino, Genis Silva, da Emater-RO explica que será realizado um dia de campo para o lançamento oficial da BRS 1668 e que a Emater-RO será uma parceira essencial para apresentar essa nova mandioca de mesa aos agricultores. “Nós ainda estaremos colaborando com a Embrapa na implantação de unidades demonstrativas em propriedades localizadas nas sete regiões onde a Emater-RO atua”, diz.

Para o governador Marcos Rocha, esse apoio do órgão de assistência técnica é muito importante para garantir o fortalecimento da agricultura familiar. “Muitas famílias tiram seu sustento de alimentos produzidos em suas pequenas propriedades, como a mandioca, por exemplo e são esses alimentos que alavancam nossa economia e garantem mais qualidade de vida a essas pessoas”, enfatiza.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230728-07jul2023-27-reuniao-com-embrapa_mandioca-brs-1668_irene-5-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230728-07jul2023-27-reuniao-com-embrapa_mandioca-brs-1668_irene-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão rural,inovação tecnológica,mandioca,tecnologiaA parceria entre a Emater-RO e a Embrapa contribui para o fortalecimento da agricultura familiar. Em reunião realizada na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), no último dia 27, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) levaram a proposta de um trabalho em conjunto...