A Emater-RO tem oportunizado seus colaboradores na capacitação técnica adequada aos padrões internacionais de cumprimento de metas e eficiência.

O Controlador Geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, visitou nesta segunda-feira (03) a sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho. O controlador, que foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Luciano Brandão, apresentou sua equipe colocando-se à disposição para atuar junto às necessidade e amparar a Emater-RO na condução das atividades nas diversas áreas em que atua.

A Emater-RO, que em 2016 migrou sua personalidade jurídica para entidade autárquica, integrando oficialmente a administração do governo estadual, tem se alinhado cada vez mais com as atividades de entidade pública na condução das áreas contábil, financeira, econômica, patrimonial e administrativa, primando pela transparência e controle social. Para isso tem oportunizado a seus colaboradores a capacitação técnica administrativa, em parceria com demais unidades governamentais, a fim de promover um controle adequado aos padrões internacionais de cumprimento de metas e eficiência.

Exemplo disso foi a recente capacitação no modelo de estrutura de controle interno de riscos, denominado Coso, da sigla americana The Comitee os Sponsorinh Organizations. “A Emater-RO vem, ao longo desse últimos anos, se adequando à nova forma de administrar e hoje, podemos dizer com certeza, que somos uma das entidades públicas mais polarizadas no estado, estando presente nos 52 municípios com 85 unidades administrativas”, enfatiza Luciano.

“A Controladoria Geral do Estado é um órgão de extrema importância nas atividades de auditoria governamental, correição e ouvidoria para garantir não somente a integridade do estado e mante-lo firme no combate à corrupção, mas também para que possamos gerir os recursos públicos com responsabilidade e levar o desenvolvimento nas áreas de saúde, educação, segurança pública e no agronegócio”, diz o governador Marcos Rocha, que tem se empenhado no fortalecimento da CGE e abrindo as portas para a entrada de tecnologias que oferecem mecanismo de controle, modernizem a gestão pública e garanta uma administração transparente e comprometida com o interesse público.

Durante a sua visita pela Emater-RO, o controlador José Abrantes falou que a autarquia é uma das quatro entidades que estão atualmente se engajando nessa nova forma de administrar e se colocou à disposição para dirimir dúvidas e colaborar no que for preciso para fortalecer cada vez mais os órgãos que compõem o governo do estado de Rondônia.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Rayne Andrade
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230703-07jul2023-03-visita-cge_rayne-andrade-1-1024x683.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230703-07jul2023-03-visita-cge_rayne-andrade-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,gestão pública,transparênciaA Emater-RO tem oportunizado seus colaboradores na capacitação técnica adequada aos padrões internacionais de cumprimento de metas e eficiência. O Controlador Geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, visitou nesta segunda-feira (03) a sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho. O controlador,...