Será realizada nesta sexta-feira, 30 de junho, no estacionamento do Fórum Central de Porto Velho, o primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar Sustentável de produtores rurais do entorno e linhas adjacentes à Porto Velho. Cerca de 30 agricultores familiares estarão comercializando seus produtos, garantindo a diversidade de alimentos frescos, diretamente da propriedade para o consumidor.

A Feira da Agricultura Familiar Sustentável será realizada mensalmente.

A iniciativa surgiu de uma Parceria entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e o Tribunal de Justiça de Rondônia que, por meio de suas atividades no Núcleo de Sustentabilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental, cedeu o espaço do estacionamento para abrigar os produtores familiares. Segundo Arnaldo Brito, um dos responsáveis pelas atividades sociais da Emater-RO, o diferencial desta feira é que todos os participantes são produtores cadastrados e assistidos pela Emater-RO que produzem de forma familiar e não participam de nenhuma feira livre na cidade.

Para o governador Marcos Rocha, é importante que o governo trabalhe para fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional, tanto que recentemente, por meio da Emater-RO, oficializou a entrega de barracas e balanças digitais para feirantes. “Essas feiras se apresentam como uma oportunidade de o produtor familiar comercializar o seu produto e garantir renda para a sua família, por isso, nós, enquanto governo, temos que estar presentes para somar ações que valorizem a produção agrícola e abra postas para a comercialização”, enfatiza o governador.

Diversidade de produtos da agricultura familiar.

Durante a feira, cuja primeira será realizada neste dia 30 de junho, das 8h às 14h, os feirantes estarão comercializando produtos hortifrutigrangeiros, peixes, queijos, doces e outros produzidos pela agroindústria familiar, tendo como orientação as boas-práticas de manipulação de alimentos orientadas pelos extensionistas da Emater-RO, além de plantas ornamentais produzidas pelo próprio agricultor dentro do controle fitossanitário orientado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).

A Feira da Agricultura Familiar Sustentável será realizada no estacionamento do Fórum Central de Porto Velho, localizado na avenida Pinheiro Machado, 777, bairro Olaria e a perspectiva é que se torne uma feira mensal.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Arnaldo Brito
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230628-06jun2023-28-feira-do-forum_arnaldo-brito-5.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230628-06jun2023-28-feira-do-forum_arnaldo-brito-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasSerá realizada nesta sexta-feira, 30 de junho, no estacionamento do Fórum Central de Porto Velho, o primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar Sustentável de produtores rurais do entorno e linhas adjacentes à Porto Velho. Cerca de 30 agricultores familiares estarão comercializando seus produtos, garantindo a diversidade de alimentos...