Agricultoras ribeirinhas recebem orientações de como acessar benefícios sociais previdenciários.

Agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais que vivem ao longo do Rio Madeira recebem assistência técnica e orientações gerais sobre acesso a políticas públicas, como direitos trabalhistas e previdenciários, através dos técnicos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Quase sempre estes trabalhadores rurais ribeirinhos trabalham na informalidade, não contribuem para previdência, muitas vezes desconhecem direitos sociais garantidos pelo estado brasileiro, mulheres deixam de requerer auxilio maternidade, e outros benefícios sociais. Atender esse publico do Baixo Madeira, que por muito tempo ficou esquecido, é uma prioridade, tem afirmado o governador Marcos Rocha.

Em mutirão técnicos do INSS e da Emater-RO atendem produtores ribeirinhos.

Para auxiliar na orientação e planejamento das famílias ribeirinhas as extensionistas: Julia Costa, Lucilei Queiroz e Antônia Liliana realizam um trabalho educativo em conjunto com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na forma de mutirão, para informar e facilitar o acesso desses trabalhadores aos benefícios sociais oferecidos pela previdência pública. Elas orientam o trabalhador ou trabalhadora a se identificarem profissionalmente, e quais os documentos necessários para requisitar aposentaria rural entre outros benefícios.

Embora pareçam simples, essas ações são de grande relevância para tirar essa população da invisibilidade e incluí-las em ações afirmativas de cidadania. A baixa escolaridade e a falta de habilidade para manusear documentos e aplicativos de internet como o meu INSS, diminuem as chances desse público de acessar direitos sociais básicos da pessoa humana, dizem os técnicos da Emater-RO.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Julia Costa
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230626-mutirao-social-julia-costa-2023.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230626-mutirao-social-julia-costa-2023-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasAgricultoras ribeirinhas recebem orientações de como acessar benefícios sociais previdenciários. Agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais que vivem ao longo do Rio Madeira recebem assistência técnica e orientações gerais sobre acesso a políticas públicas, como direitos trabalhistas e previdenciários, através dos técnicos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e...