Estrutura de gestão para trazer mais eficiênca à administração pública de assistência técnica e extensão rural.
Estrutura de gestão para trazer mais eficiência à administração pública de assistência técnica e extensão rural.

Empregados da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participaram nesta semana de um treinamento em sistema de controle adequado à padrões internacionais. O modelo de estrutura de controle interno de riscos, denominado Coso, visa promover uma garantia de que as metas estabelecidas serão cumpridas, por meio de processos de planejamento, análise e avaliação de sua estrutura buscando melhorar os pontos fracos e atingir o que se pretende. O treinamento foi realizado na sala da Escola de Governo, no prédio Jamari, do Centro Político Administrativo do Palácio Rio Madeira.

Conhecimento e prática para uma gestão de análises de risco e eficiência.
Conhecimento e prática para uma gestão de análises de risco e eficiência.

Coso, sigla de The Comitee os Sponsorinh Organizations, é uma entidade americana que se dedicou à melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa, e hoje é tido como referencial de como os sistemas internos devem funcionar. Em Rondônia esse modelo vem sendo aplicado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que por meio do controlador adjunto, Rodrigo César Moreira e equipe, ministra o treinamento às demais secretarias e entidades estaduais.

Desde o primeiro dia de gestão o governador Marcos Rocha tem primado por colocar em prática aspectos relacionados à gestão de risco, à transparência, à tramitação dos processos, tratamento de denúncias e planejamento estratégico. Tanto que o governo de Rondônia, por meio da CGE, foi avaliado pelo Banco Mundial em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e coordenada pela equipe de gerenciamento financeiro da Instituição nacional, como uma das quatro melhores estruturas de controle e gestão no Brasil. “Precisamos continuar avançando nessas questões de controle e transparência e é importante que todos os envolvidos nesse processo estejam atentos e acompanhem as novas propostas visando melhorar cada vez mais com ações que tragam mais eficiência ao serviço público”, enfatiza o governador.

Importante que todos os envolvidos estejam atentos ao processo.
Importante que todos os envolvidos estejam atentos ao processo.

A demanda de capacitação em análise de riscos por meio do método Coso surgiu da própria entidade que, buscou junto à Controladoria Geral do Estado a capacitação de seus empregados em uma estrutura de gestão que possa trazer essa eficiência cobrada pelo governador Marcos Rocha à administração pública de assistência técnica e extensão rural. “Toda entidade é feita de pessoas e cabe a nós investir nessas pessoas para que as atividades dentro da entidade possa fluir com transparência e acompanhando a modernidade, por isso estamos sempre buscando capacitar nossos empregados para que eles cresçam e façam a Emater crescer, também”, diz o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Durante o treinamento os empregados tiveram a oportunidade de conhecer o método e, em uma atividade prática em grupos, analisar pontos críticos das atividades que desenvolvem, compreendendo melhor o sistema de fluxo e seus entraves.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: SEPOG/RO e Angela Façanha
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230616-06jun2023-13-treinamento-coso_angela-faanha-13-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230616-06jun2023-13-treinamento-coso_angela-faanha-13-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascapacitação,controle interno,Coso,extensão ruralEmpregados da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participaram nesta semana de um treinamento em sistema de controle adequado à padrões internacionais. O modelo de estrutura de controle interno de riscos, denominado Coso, visa promover uma garantia de que as metas estabelecidas serão cumpridas, por meio...