Serão feitos os georreferenciamentos nas c erca de 20 mil lavouras de café existentes em Rondônia.
Serão feitos os georreferenciamentos nas cerca de 20 mil lavouras de café existentes em Rondônia.

Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quinta-feira (15) entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), regional de Rondônia. para fazer um mapeamento de todas as lavouras de café existentes no Estado de Rondônia. O objetivo é conhecer a realidade da produção e produtividade cafeeira, conhecendo também os seus pontos geográficos e implementar as políticas públicas necessárias, de acordo com a demanda existente em cada localidade. O termo de cooperação assinado no gabinete da Emater-RO prevê o mapeamento de todo o estado, cuja estimativa é em torno de 20 mil propriedades com lavoura cafeeira.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, conta que essa parceria já vinha sendo discutida há algum tempo, a fim de fortalecer a cafeicultura no estado e implementar ações mais efetivas para que cada produtor possa ter uma política voltada para dentro da sua necessidade e assim e assim tornar o seu café mais produtivo com qualidade. “A Emater-RO, tem atuado junto aos produtores rurais visando a propriedade como um todo, nosso georreferenciamento identifica a localização da propriedade como uma unidade produtiva a ser trabalhada, esse mapeamento vai identificar especificamente a área plantada de café”, diz Brandão.

O termo de cooperação assinado no gabinete da Emater-RO
O termo de cooperação assinado no gabinete da Emater-RO.

O superintendente Regional da Conab, Rosemberg Pereira, que estava acompanhado do gerente de operações, Edilson Junior, enfatiza a importância da parceria com a Emater-RO, pois “além do know how e do trabalho que a Emater faz junto aos cafeicultores, a sua capilaridade abrange todo o estado e é isso que precisamos. Rosemberg  explica que o mapeamento será feito em duas etapas: primeiro, dentro dos escritórios, onde serão feitos os georreferenciamentos de todas as lavouras de café existentes, cerca de 20 mil; e uma segunda fase, onde serão checadas in loco os pontos que geraram dúvidas, além de uma checagem, por amostragem, para verificar a veracidade da informação obtida no georreferenciamento.

Para o governador Marcos Rocha, essa parceria entre a Emater e a Conab  é muito importante, pois fortalecer o café é fortalecer o estado também. “Nosso café tem crescido, ganhou visibilidade fora do estado, e com isso, os olhos se voltam para a nossa capacidade produtiva, não somente em quantidade, mas também em qualidade, por isso faz-se necessário que conheçamos a fundo nossas lavouras”.

Após o mapeamento, com o conhecimento da real área cultivada de café, será possível desenvolver políticas públicas direcionadas, a fim de implementar ações em localidade onde se faz necessário atuar de forma mais forte e efetiva.

Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
Imagem de satélite: Cledmar Carneiro

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230615-06jun2023-15-termo-de-cooperao-emater-conab_irene-mendes-2-1024x650.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230615-06jun2023-15-termo-de-cooperao-emater-conab_irene-mendes-2-150x150.jpegWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,cafeicultura,extensão rural,georreferenciamentoUm Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quinta-feira (15) entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), regional de Rondônia. para fazer um mapeamento de todas as lavouras de café existentes no Estado de Rondônia. O objetivo é...