solenidade-PAA-PVH-Robson-Paiva-junho-de-2023
O governo estadual retoma PAA com programa próprio e aguarda recursos para iniciar a execução do programa federal

O estado de Rondônia inicia as compras de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), esta é uma das poucas formas de compra pública sem licitação, nessa modalidade o agricultor familiar vende seu excedente de produção diretamente para o governo sem burocracia e a preços semelhantes aos do varejo. Somente nesta etapa, bancada integralmente pelo governo do Estado, foram disponibilizados  R$2.850.000,00 para a compra dos produtos que são doados simultaneamente.

Nas próximas semanas deverá se iniciar a compra dos produtos da agricultura familiar através do programa federal, que já foi lançado em Brasília, com destinação do valor global de meio bilhão de reais, mas ainda não foi entregue aos estados. Enquanto se aguarda os recursos federais o estado se antecipou e iniciou o atendimento aos produtores e entidades sociais com dinheiro do próprio estado.  O PAA tem como virtude a dupla função de incentivar a produção de alimentos e combater a insegurança alimentar especialmente nas áreas urbanas.

produtos-PAA-junho-2023-Robson-Paiva
O PAA adquire a produção excedente dos agricultores familiares e faz doação às entidades filantrópicas e famílias cadastradas.

A compra de alimentos da agricultura familiar com entrega simultânea a entidades filantrópicas e famílias em situação de insegurança alimentar, cadastradas nos Centros de Atendimento Social, recebeu do governo de Rondônia somente na gestão do governador Marcos Rocha um investimento de 10 milhões de reais, informa a Secretaria de Estado da Agricultura.

“A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) executa a política pública determinada pelo governador Marcos Rocha, e para isso conta com um corpo técnico competente que faz chegar os benefícios do estado às pessoas que mais precisam”, disse Luciano Brandão, Presidente da Emater-RO,  lembrando que o PAA vai além da cadeia produtiva e chega ao consumidor final.

As compras continuam com entregas semanais, nos locais definidos pelos organizadores, em Porto Velho a próxima compra do PAA será nesta terça feira 13 de junho. Os produtos serão entregues no espaço do escritório local da Emater-RO na agrovila Porto Verde, no km 13 da BR  364 sentido Cuiabá.

texto:  Enoque de Oliveira
fotos:  Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230612-entrega-simbolica-de-alimentos-do-paa-robson-paiva-junho-2023.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230612-entrega-simbolica-de-alimentos-do-paa-robson-paiva-junho-2023-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesNotíciasUltimas notíciasPAAO estado de Rondônia inicia as compras de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), esta é uma das poucas formas de compra pública sem licitação, nessa modalidade o agricultor familiar vende seu excedente de produção diretamente para o governo sem burocracia e a preços semelhantes aos...