Dia Especial para incentivo a cafeicultura na região.
Dia Especial para incentivo a cafeicultura na região.

Com o objetivo de levar mais conhecimento técnico aos produtores de café da região de Jacinópolis, na região do Vale do Jamari, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou, na última terça-feira (6), um Dia Especial com demonstração de métodos e práticas para obtenção de bebida do café com sabor e qualidade. A atividade foi realizada em espaço aberto, com a participação de 76 pessoas entre produtores rurais, empresários e autoridades locais e contou com a apresentação do Projeto Degusta Café.

Além dos produtores de café da região, também foram convidados produtores de outras cadeias produtivas assistidos pela autarquia, visando incentivar novos plantios e uma maior interatividade entre toda a comunidade. “A atividade foi realizada em espaço aberto, próximo ao escritório, o que facilitou o acesso da população e possibilitou a participação dos cafeicultores e interessados”, explica Elisângela Lopes, técnica administrativa da Emater-RO

Demonstração de Torra e produção da bebida.
Demonstração de Torra.

O incentivo do governo estadual com a implementação das políticas públicas de desenvolvimento do café de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e distribuição de mudas melhoradas executadas pela Emater-RO, tem trazido bons resultados para o estado e o projeto Degusta Café tem contribuído para a qualificar o produtor que passa a conhecer melhor o seu café. “Através do Degusta Café, nossos técnicos, que são especializados, fazem a demonstração de métodos do perfil de torra do café na propriedade do cafeicultor, mostrando a qualidade de seu grão e o sabor da bebida do café que a família está produzindo”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

Para o governador Marcos Rocha, o incentivo a produção com técnicas modernas é uma das diretrizes do Estado e ele tem pedido à Emater-RO um desempenho especial nessa área. “Nosso café chega a todos os cantos do país, nós temos um dos melhores cafés do Brasil e isso é fruto do esforço compartilhado entre os órgãos do governo e a família rural que acredita no potencial de nosso estado.”

Durante a atividade realizada no distrito de Jacinópolis foram realizadas palestras sobre importância e qualidade do café, depois foram selecionados alguns grãos para torra e fabricação da bebida que foi degustada por todos os presentes. “Todos ficaram impressionados com a qualidade do café da região, deixando os produtores extremamente satisfeitos”, finaliza o gerente da Emater local, Gabriel Felipe Magalhães.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Elisângela Lopes
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230612-06jun2023-06-de-cafe-jacinpolis-elisangela-lopes-9.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/06/20230612-06jun2023-06-de-cafe-jacinpolis-elisangela-lopes-9-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,café,cafeicultura,Degusta Café,extensão ruralCom o objetivo de levar mais conhecimento técnico aos produtores de café da região de Jacinópolis, na região do Vale do Jamari, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou, na última terça-feira (6), um Dia Especial com demonstração de métodos e práticas para obtenção de...