DSC_0023 (1)
O biodigestor é uma tecnologia de baixo custo que produz o biogás combustível e biofertilizante.

O visitante da Rondônia Rural Show 2023, que acontece no parque de exposições Vandeci Rack na última semana do mês de maio em Ji-paraná, vai encontrar entre inúmeras novidades em tecnologia para o agronegócio, uma em muito especial, o bom e velho biodigestor, instalado na vitrine tecnológica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). O biodigestor é uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases do efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, adubo rico em nutrientes.

O produtor rural que adotar a tecnologia do biodigestor pode economizar em energia elétrica e deixar de comprar gás de cozinha, com a instalação de um único equipamento, é o que pretende demonstrar o extensionista rural Jurandir Batista de Mesquita, com de um Biodigestor instalado no stand da Emater-RO na Rondônia Rural Show . Mesmo sendo uma tecnologia simples, o equipamento surpreende pela capacidade de gerar energia e grandes benefícios para o meio ambiente, saúde e economia na propriedade rural.O biodigestor supre a necessidade de gás de cozinha e até de energia elétrica de uma propriedade rural.

Os benefícios produzidos pelo biodigestor são a mais clara tradução da palavra sustentabilidade, tema da Rondônia Rural Show deste ano. Com um investimento de aproximadamente cinco mil reais o produtor rural pode construir seu biodigestor com capacidade de gerar biogás equivalente a 1,8 botijões de gás de cozinha, e ainda produzir aproximadamente 200kg de biofertilizante por mês, garante o extensionista da Emater-RO.

Para animar ainda mais o agricultor que se interessar em instalar um biodigestor em sua propriedade, uma cooperativa de crédito presente na feira já anunciou que vai financiar a construção do equipamento, que pode ser incluído em projetos do Pronaf. É importante salientar que o gás produzido no processo de biodigestão é incolor, não tem cheiro e é um combustível que pode ser usado para o funcionamento de fogões, geladeiras a gás, e em máquinas e equipamentos com motores a combustão.

A decisão de trazer o tema energia sustentável para a Rondônia Rural Show deste ano, 2023, teve a participação do governador Coronel Marcos Rocha que em diversas ocasiões Já se manifestou afirmando ser uma prioridade de seu governo, a produção de energia limpa e acessível a toda a população, e em relação a produção agrícola do estado, disse o governador ” somos produtores de alimentos, mas sempre pensando em sustentabilidade”.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes

 

 

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230414-biodigestor-nova-colina.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230414-biodigestor-nova-colina-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasO visitante da Rondônia Rural Show 2023, que acontece no parque de exposições Vandeci Rack na última semana do mês de maio em Ji-paraná, vai encontrar entre inúmeras novidades em tecnologia para o agronegócio, uma em muito especial, o bom e velho biodigestor, instalado na vitrine tecnológica da Entidade...