A atividade foi realizada por intermédio de plataforma virtual.
A atividade foi realizada por intermédio de plataforma virtual.

Em tempos de globalização e modernidade, quadros de depressão e ansiedade são cada vez mais comuns tanto no meio familiar como no trabalho. A preocupação com o bem estar emocional e a oportunidade de discutir um tema tão complexo como o suicídio trouxe a necessidade de incentivar campanhas que valorizem a vida de cada um. E foi nessa perspectiva que a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou, neste dia 16, um meeting sobre a campanha Setembro Amarelo.

A atividade foi realizada por intermédio de plataforma virtual, a atividade promoveu uma conversa em prol da vida com os extensionistas da Emater-RO. Cerca de 60 pessoas de todo o estado participaram ativamente trocando informações e buscando dentro de si, os caminhos que levam ao respeito por si mesmo.

A psicóloga Elizeth Gonçalves, da Secretaria de Estado de Obras e Serviços (Seosp), que conduziu a atividade, trouxe dados que merecem atenção. Segundo a especialista, que atua há 19 anos na área, a cada 45 minutos a vida de uma pessoa que está em sofrimento psicológico ou passando por transtornos mental, termina. Por ano, são 800 mil vidas, um número bastante elevado, e “setembro amarelo” é uma grande oportunidade para se falar daquilo dói, que incomoda.

Mesmo sendo uma atividade virtual, os extensionistas da Emater-RO conseguiram passar por dinâmicas que demonstraram a importância de se estar atento às suas necessidades e às necessidades do outro. Através de um barco de papel, onde cada participante fez o seu, Elizeth mostrou como o ser humano vai passando pela vida e encontrando situações de dor e desespero que tiram sua estabilidade. “Quando as pessoas entendem o que acontece, vai ressignificando suas perdas, e a vida continua”, explica a psicóloga, dizendo que a escolha pela vida é muito importante.

Com o advento da pandemia do coronavírus /(covid-19), os problemas de ansiedade e depressão ficaram muito evidentes e muitas pessoas não conseguiram sair dessa situação. O alerta é muito importante para que as pessoas abram seus olhos e começam a enxergar que há, sim uma saída.

A campanha Setembro Amarelo traz uma reflexão sobre os dias de hoje e busca conscientizar a população no combate ao suicídio. Este ano ela traz a mensagem “A vida é a melhor escolha”, buscando uma maior valorização da vida como forma de sair desse buraco, que pra muita gente é profundo.

A psicóloga explica que o que dá sentido ao trabalho é o que a pessoa é, fazendo o que faz e não o que ela faz, não é a prova de produtividade e eficiência. “As pessoas podem ser cruéis com você, mas ninguém será mais cruel com você do que você mesma”.

Muitas pessoas não conseguem ver isso, não conseguem perceber o que está passando e o setembro amarelo vem para trazer esse alerta e inserir nas pessoas a necessidade de se estar sempre olhando para si mesma e para o colega de trabalho.

O assunto “suicídio” ainda é um assunto envolto a tabus e preconceito, mas é preciso sobre o mesmo, pois é uma forma de entender quem passa por situações que levam à essa ideia, identificar quem são essas pessoas e encontrar oportunidades para ajudá-las.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/11/20221104-setembro-amarelo-009-1024x592.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/11/20221104-setembro-amarelo-009-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciasEm tempos de globalização e modernidade, quadros de depressão e ansiedade são cada vez mais comuns tanto no meio familiar como no trabalho. A preocupação com o bem estar emocional e a oportunidade de discutir um tema tão complexo como o suicídio trouxe a necessidade de incentivar campanhas que...