Aplicação sustentável sem prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente.
Aplicação sustentável sem prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente.

Extensionistas rurais de Rondônia estão sendo capacitados para levarem às famílias do campo mais segurança na aplicação de agroquímicos.  A atividade traz as orientações contidas na Norma Regulamentadora 31 ( NR 31), que estabelece regras relacionadas à saúde e segurança em atividades agrícolas.

O uso de agroquímicos, também conhecido como defensivos agrícolas, quando utilizado de forma racional, traz grandes benefícios para a saúde da lavoura, controlando as pragas e doenças que prejudicam as plantas. Seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, garantido a qualidade do alimento produzido.

A NR 31, criada em 2005, detalhas as regras que todos os produtores devem seguir  a fim de garantir a sua saúde e segurança que vão desde o armazenamento até o uso de equipamentos de proteção individua (EPI’s), transporte, manipulação e aplicação de produtos agroquímicos. Dados da Emater-RO apontam que  já houve muitos problemas no campo com produtor se contaminado, derramando produto sobre ele e a proposta é levar o conhecimento para que eles não se contaminem mais.

As orientações serão repassadas aos agricultores familiares ampliando a segurança no campo com consciência, e responsabilidade.
As orientações serão repassadas aos agricultores familiares ampliando a segurança no campo com consciência, e responsabilidade.

A capacitação realizada no centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste, reuniu engenheiros agrônomos e profissionais que atuam diretamente com as famílias rurais, para adequar as exigências da NR 31 à realidade de Rondônia. Além de atender a NR31, essa capacitação visa orientar os produtores familiares a fazer uma aplicação sustentável sem prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente, da maneira mais sustentável possível” explica Ednei Leandro da Vitória, professor da Universidade Federal do Espírito Santo pós-graduado em agricultura tropical voltada para aplicação de defensivos agrícolas.

Um dos objetivos da capacitação é discutir a adequação das normas estabelecidas na NR 31 voltadas para a lavoura do café, produto com grande representação na economia do estado e que vem ganhando cada vez mais a adesão de produtores da agricultura familiar. Essa capacitação vem somar com o desenvolvimento da cultura cafeeira no estado, já que o café de Rondônia possui uma identificação geográfica, chamada de IG, que está totalmente ligada a questão da sustentabilidade e o curso focará em noções de aplicação consciente e uso responsável de agrotóxico.

Após a capacitação técnica na prática e adequação da NR 31, as orientações deverão ser repassadas aos agricultores familiares ampliando a segurança no campo com consciência, e responsabilidade.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfico – MTE-1337/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/07/20220720-curso-agrotoxico-nr31-centrer-4-15julho2022_robson-paiva-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/07/20220720-curso-agrotoxico-nr31-centrer-4-15julho2022_robson-paiva-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasExtensionistas rurais de Rondônia estão sendo capacitados para levarem às famílias do campo mais segurança na aplicação de agroquímicos.  A atividade traz as orientações contidas na Norma Regulamentadora 31 ( NR 31), que estabelece regras relacionadas à saúde e segurança em atividades agrícolas. O uso de agroquímicos, também conhecido como...