Inovação e novas perspectivas para a extensão rural.
Inovação e novas perspectivas para os serviços de assistência técnica e extensão rural.

A 61ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) reuniu 25 entes federativos para debater tema de relevante importância para o futuro do desenvolvimento agropecuário no país. Realizado na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) nos dias 28 e 29 de abril, o evento também elegeu novos membros para a diretoria e apresentou propostas inovadoras para o fortalecimento das entidades de Ater.

O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), José de Arimateia da Silva, esteve presente nos dois dias do encontro e voltou animado com as perspectivas para o setor. Segundo Arimateia, a Asbraer trouxe a nova proposta de Ater pública que inclui a criação de um fundo para custear os serviços públicos de assistência técnica e extensão rural (Ater). “Essa é uma proposta inovadora e está sendo entregue a todos os presidenciáveis a fim de garantir recursos para os serviços da Ater pública”, explica o presidente.

INOVAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO
O fortalecimento da Asbraer, enquanto entidade que abraça todas as emateres do país também foi tema de discussão. A proposta levada em pauta foi uma abertura para que entidades de pesquisa e regularização fundiária possam ser inseridas na associação. “Das 27 entidades federativas existentes no país, 11 já atuam e tem em sua nomenclatura a pesquisa e extensão rural, e três ainda incluem a regularização fundiária”, diz José de Arimateia.

Rondônia representa as entidades de Ater da região Norte.
Rondônia representa as entidades de Ater da região Norte.

Pesquisa, assistência técnica, extensão rural e regularização fundiária têm que caminhar juntas para melhor atender aos anseios da família rural. Com essa perspectiva, foi apresentado o programa “Produzir Brasil”, que visa apoiar o setor público no desenvolvimento do agronegócio e na melhoria da qualidade de vida do produtor familiar em projetos de assentamentos, e a desburocratização do programa “Terra Brasil”, de crédito fundiário, que proporciona aos agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra a compra de imóvel rural.

Ainda com relação ao crédito rural, a Asbraer levantou a proposta de ampliação das linhas de crédito do programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio da Caixa Econômica Federal. “A ideia é ampliar o leque de oportunidades ao produtor familiar oferecendo o financiamento também através da Caixa”, ressalta o presidente da Emater-RO, complementando que O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Jaime Daniel da Silva, que esteve presente no evento, levantou o desejo de atingir a meta de R$ 35 bilhões de carteira para o desenvolvimento do produtor rural no país.

Durante a assembleia foi realizada ainda, a eleição para preenchimento de vaga na diretora da Asbraer. Na oportunidade, o diretor-presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, foi convidado para representar as entidades federativas da região Norte. “Para nós, as propostas apresentadas representam um avanço muito grande com relação às perspectivas futuras”, diz o presidente, lembrando que a Emater-RO tem se empenhado muito e continua trabalhando para acelerar o processo de implantação da Ater digital no estado. “já implantamos nosso sistema de gerenciamento de Ater, o Sigater, e temos estruturado a Emater com aquisição de veículos, computadores e tabletes para que nossos extensionistas possam estar sempre lá na ponta, prestando a assistência necessária às famílias rurais.”

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Juliana Silva/Asbraer
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/05/20220503-ago-asbraer-em-go_002-foto-juliana-silva_asbraer.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/05/20220503-ago-asbraer-em-go_002-foto-juliana-silva_asbraer-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura,agronegócio,extensão rural,pesquisa,regularização fundiáriaA 61ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) reuniu 25 entes federativos para debater tema de relevante importância para o futuro do desenvolvimento agropecuário no país. Realizado na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa...