Município da região centro sul de Rondônia recebem mudas de café e cacau clonal.

O Programa “Plante Mais”, do governo estadual, implementado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO está trazendo uma nova perspectiva para as culturas de café e de cacau em Rondônia. A meta é entregar aos produtores rurais interessados, 5,3 milhões de mudas de café e 600 mil mudas de cacau, ambos clonal, garantindo assim um produto de melhor qualidade.

A iniciativa governamental está beneficiando agricultores e produtores familiares dos 52 municípios do estado, no intuito de combater o desmatamento e incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira em Rondônia e contribuir no aumento da rentabilidade e geração de renda à família rural.

O programa “Plante Mais” conta com recursos financeiros originários de recursos próprios do governo estadual, a chamada fonte 100, complementado com recursos oriundos do Ministério da Justiça e de emendas parlamentares, totalizando R$ 8.305.000,00. As mudas adquiridas já estão sendo distribuídas, prevendo um incremento já nessa próxima safra.

O programa “Plante Mais” conta com recursos financeiros do governo estadual, do Ministério da Justiça e de emendas parloamentares.
O programa “Plante Mais” conta com recursos financeiros do governo estadual, do Ministério da Justiça e de emendas parlamentares.

Nesta última semana, uma equipe formada por membros do governo, da Seagri e da Emater-RO, tem acompanhado o vice-governador José Atílio Salazar Martins (Zé Jodan) em diversos municípios para entrega das mudas e orientação para o plantio. “No dia 23, o município de Parecis foi contemplado com 70 mil mudas de café clonal e cinco mil mudas de cacau clonal”, conta Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO que também está acompanhado as entregas das mudas. O município conta com 60 famílias de agricultores atendidas pelo escritório local da Emater-RO, cadastradas na cafeicultura, com uma área de 90 hectares com 290 mil pés e uma produção média de 60 sacas por hectare.

Brandão explica ainda que, na quinta-feira (24), foram entregues 50 mil mudas de café clonal para 20 cafeicultores e cinco mil mudas de cacau clonal para cinco cacauicultores, adquiridas com recursos da Seagri, e 20 mil mudas com recursos da Lava-jato para mais oito produtores de café. “Ao todo serão disponibilizados 97.500 mudas de café clonal e cinco mil mudas de cacau clonal beneficiando 44 produtores cadastrados no programa”.

O município de Espigão do Oeste será beneficiado no total com 90 mil mudas de café clonal e seis mil mudas de cacau clonal. Ainda nesta semana os produtores Luiz Carlos Fernandes, morador da linha Jozuel Nogueira, e Marta Lena Kester Kruger, residente na linha Kapa 80, Km 26, ambos daquela região, receberão, cada um, 2.500 mudas de café clonal para incrementar as suas lavouras.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Rayne Andrade
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220224-entrega-de-mudas-parecis-24fev2022-rayne-andrade_001-1024x644.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220224-entrega-de-mudas-parecis-24fev2022-rayne-andrade_001-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascacau clonal,cafe clonal,cafeicultura,distribuição de mudasO Programa “Plante Mais”, do governo estadual, implementado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO está trazendo uma nova perspectiva para as culturas de café e de cacau em Rondônia. A meta é entregar aos produtores rurais...