Uma nova fase produtiva, com produtos de qualidade e de competitividade comercial.
Uma nova fase produtiva, com produtos de qualidade e de competitividade comercial.

Com a economia centrada no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, o município de Santa Luzia do Oeste já teve grande destaque na produção de grãos no estado de Rondônia. A qualidade do solo de média e alta fertilidade foi uma grande alavanca que levou o município à categoria de potencial produtor agrícola.

Entretanto, sem infraestrutura para escoamento e armazenagem e dificuldade para comercializar a produção, o município amargou uma queda de investimentos no setor. Com a chegada do Programa “Plante Mais”, de iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o município retoma uma de suas principais potencialidades, apostando no cultivo do café e do cacau.

Através do Programa “Plante Mais”, o governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau, em forma de clones, ou seja, são plantas cruzadas visando o desenvolvimento de mudas de melhor qualidade e de maior adaptabilidade para determinada região. Com isso, o café clonal e o cacau clonal estão se adaptando melhor à realidade de Rondônia e produzindo frutos de qualidade já reconhecida no país.

Através do Programa “Plante Mais”, o governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau.
Através do Programa “Plante Mais”, o governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau.

Os produtores familiares de Santa Luzia do Oeste cadastrados no programa e assistidos pela Emater-RO foram contemplados com o recebimento dessas mudas e deverá receber, no total, 102.500 mujas de café clonal e 15 mil mudas de cacau. Nesta semana, foram entregues as primeiras cinco mil mudas de café clonal, beneficiando os produtores rurais Edson Alves, da linha 45/176, Km 01, e Edirson Xavier Bezerra, da linha 180, Km 11.

Assim como nos demais municípios, cada produtor foi beneficiado com 2.500 mudas. A meta do governo é implementar as lavouras cafeeira e cacaueira do estado, distribuindo 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal, iniciando assim, uma nova fase produtiva, com produtos de qualidade e de competitividade comercial.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Rayne Andrade
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220225-02fev2022-24-entrega-de-mudas-sta-luzia-rayne-andrade_004.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220225-02fev2022-24-entrega-de-mudas-sta-luzia-rayne-andrade_004-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasCom a economia centrada no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, o município de Santa Luzia do Oeste já teve grande destaque na produção de grãos no estado de Rondônia. A qualidade do solo de média e alta fertilidade foi uma grande alavanca que levou o município à categoria...