enciladeiras
máquinas ensiladeiras adquiridas com recursos Proleite

Os produtores de leite de Rondônia são desafiados todos os dias a manter o equilíbrio financeiro da atividade produtiva que desenvolvem, devido as oscilações de preços, mas felizmente podem contar com mecanismos de apoio produção, mantidos com recursos do governo do estado. No último ano o fundo Proleite, fundo público financiador das políticas públicas voltadas para a pecuária leiteira,  comprou 80 mil toneladas de calcário, e investiu mais de 15 milhões na compra de dezenas de máquinas e equipamentos que foram postos à disposição de associações e prefeituras municipais para atendimento coletivo dos produtores.

Na gestão do governador Marcos Rocha, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que é a gestora do fundo Proleite, tem priorizado políticas públicas de incentivo a produção leiteira, através da compra de máquinas enciladeiras, distribuidores de calcário, enfardadeiras, além da aquisição de calcário, tratores e implementos de preparo do solo para a produção de forragens.

Este esforço do governo chega aos produtores através da assistência técnica da Emater-RO, que elabora os projetos técnicos para compra dos equipamentos e insumos agrícolas e orienta práticas e procedimentos de melhoria da produção rural.

Através dos projetos inseminar e do crédito rural muitos produtores conseguiram melhorar a genética do rebanho, no entanto, não basta ter animais produtivos, é preciso oferecer nutrição de qualidade para que se consiga produtividade de leite constante o ano todo, e vencer o desafio imposto pela pequena margem de lucro obtido por litro de leite.

distribuidores de calcário e carreta para forragem

O diretor técnico da Emater-RO Anderson Kull informa que em todos os escritórios da Emater-RO, nos municípios e distritos, foram implantadas unidades de demonstração para divulgar a variedade de capim forrageiro de alto rendimento, lançado pela Embrapa com o nome de BRS Capiaçu. Os produtores além de conhecer a nova espécie de forrageira, podem adquirir mudas para fazer seus próprios canteiros de multiplicação de mudas, e aqueles criadores de gado de leite que queiram uma quantidade maior de mudas, podem procurar o centro de treinamento da Emater-RO em Ouro Preto, onde foi instalado uma grande área de cultivo do Capiaçu.

O Capiaçu é um tipo de capim elefante que alcança mais de quatro metros de altura em apenas 120 dias e produz um volume de massa superior a 50 toneladas por hectare, possui ótimo valor nutricional e pode ser usado fresco no cocho ou na forma de silagem.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos:Robson Paiva e Irene Mendes
EmaterRO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220209-resfriadores-de-leite-dezembro-de-2021-robson-paiva.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220209-resfriadores-de-leite-dezembro-de-2021-robson-paiva-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasOs produtores de leite de Rondônia são desafiados todos os dias a manter o equilíbrio financeiro da atividade produtiva que desenvolvem, devido as oscilações de preços, mas felizmente podem contar com mecanismos de apoio produção, mantidos com recursos do governo do estado. No último ano o fundo Proleite, fundo...