solenidade-entrega-de-mudas-de-café-porto-velho
Agricultores de Porto Velho recebem mudas de café clonal entregues por autoridades estaduais.

Programa Plante Mais do governo do Estado de Rondônia disponibiliza 112 mil mudas de café clonal para o município de Porto Velho, e 505 mil para toda a região do madeira Mamoré, que inclui os municípios entre Itapuã e Guajará Mirim. Recebem as mudas os produtores rurais assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO),  cadastrados no programa Plante Mais lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Rondônia teve seu desenvolvimento agropecuário acelerado a partir dos projetos integrados de colonização e reforma agrária, iniciados na região central do Estado, sendo o primeiro deles o PIC Ouro Preto, que deu origem à cidade de mesmo nome, e que se tornou o berço da cafeicultura rondoniense. As culturas agrícolas no estado cresceram da região central para as extremidades do estado, em especial as culturas do café e do cacau, que se desenvolveram nas áreas de maior fertilidade natural do solo, motivo pelo qual os vales do Madeira e do Mamoré demoraram mais a serem colonizados.

O interesse dos produtores pelas terras agricultáveis da capital e municípios próximos teve início com a descoberta de terras, de média a alta fertilidade natural nas áreas dos distritos da Ponta do Abunã e União Bandeirante,  atraídos pelo baixo preço da terra, os produtores ocuparam a região principalmente com a pecuária, e posteriormente com a produção de grãos, mas desde o principio foram implantadas lavouras de café nas propriedades dos agricultores familiares, mas os cultivos permaneceram sem muito destaque devido as baixas produtividades das lavouras convencionais.

mudas-clonais-de-café-entregues-a-agricultores-de-porto-velho.
A qualidade das mudas anima os produtores a fazer o plantio

Com o advento da técnica da clonagem que tem proporcionado produtividades quatro vezes maior que as das lavouras convencionais, obtidas a partir do plantio de sementes, com a nova tecnologia cresceu o interesse dos produtores pela cultura do café na região.
Para impulsionar as cultura do café e do cacau no estado, o governo estadual, por meio da Seagri, lançou o projeto Plante Mais, de produção de mudas clonais de café e cacau para distribuição gratuita aos agricultores familiares assistidos pela Emater-RO, e cadastrados no programa. O projeto recebeu apoio e recursos dos deputados através de emendas parlamentares e também recursos federais do Fundo de Recuperação Ambiental, disponibilizado pelo Ministério da Justiça.

Para todo o Estado foram produzidas cinco milhões e trezentas mil mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal, e até o fechamento dessa matéria foram entregues um milhão e trezentas mil de mudas de café, e nesta sexta feira o secretario estadual de agricultura Evandro Padovani e o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, entregam 112 mil mudas que beneficiam 45 produtores do município de porto velho, e anunciam a entrega de 505 mil mudas para a região Madeira Mamoré, beneficiando 202 produtores familiares.

texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220207-mudas-clanais-de-caf-transportadas-com-apoio-dos-municipios.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/02/20220207-mudas-clanais-de-caf-transportadas-com-apoio-dos-municipios-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasPrograma Plante Mais do governo do Estado de Rondônia disponibiliza 112 mil mudas de café clonal para o município de Porto Velho, e 505 mil para toda a região do madeira Mamoré, que inclui os municípios entre Itapuã e Guajará Mirim. Recebem as mudas os produtores rurais assistidos pela...