IMG-20220113-WA0043
viveiro de mudas de café clonal do Programa Plante Mais

O Programa Plante Mais, de produção e distribuição de mudas de café e cacau, do Governo de Rondônia entregou até o dia 13 de janeiro, 225 mil mudas aos produtores rurais do Estado. E ainda possui quase cinco milhões de mudas prontas para entrega, disponíveis nos viveiros contratados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com recursos oriundos de emendas parlamentares, e com recursos federais provenientes do Fundo de Recuperação Ambiental, através da recuperação de ativos financeiros realizados pela Operação Lava Jato.

Os agricultores inscritos no programa recebem as mudas e orientação técnica dos extensionistas da Emater-RO, que estão agilizando o processo de distribuição das mudas para que o produtor possa aproveitar a janela de plantio, período recomendado entre o inicio do período chuvoso até o mês de março, para as propriedades que não dispõe de irrigação.

A diretoria técnica da Emater-RO e suas equipes nos escritórios regionais e locais, no interior de Rondônia, realizam um esforço concentrado para acelerar a entrega e o plantio das mudas. Para a retirada das mudas nos vimudas plante maisveiros e entrega nas propriedades, os produtores contam com caminhões próprios ou das prefeituras parceiras do programa.

A maior parte das mudas são de café clonal da espécie Robusta, e em menor quantidade  mudas de cacau, também produzidas através de tecnologia da clonagem, são 600 mil mudas de cacau, que serão distribuídas em todas as regiões do Estado. Em alguns municípios, o próprio secretario de agricultura Evandro Cesar Padovani, e o presidente da
Emater-RO, Luciano Brandão, tem acompanhado a entrega das mudas aos produtores

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Emater-RO