O escritório local de Ariquemes foi um dos que passaram pela reforma.
O escritório local de Ariquemes foi um dos que passaram pela reforma.

Cumprindo a meta de transformar a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) em uma instituição de prestação de serviços de qualidade e de referência no país, o governo estadual investiu em diversas frentes para reestruturar e implementar ações estratégicas de desenvolvimento visando melhorar a prestação de serviços de Ater no campo. E mesmo atravessando a grande barreira formada pela pandemia do coronavírus (covid-19), as expectativas foram superadas e as metas estabelecidas no plano estratégico do governo para a assistência técnica e extensão rural (Ater) no estado foram atingidas. O resultado é uma entidade fortalecida, mais moderna e reestruturada, para melhor atender aos anseios da agricultura familiar.

Investimentos na área física da autarquia, formação de pessoal e inserção de tecnologia contribuíram para promover as mudanças que a atual conjuntura exigia. A confiança do governo e o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) foram de extrema importância para que essa mudança acontecesse.

A modernização e a eficiência nos serviços de Ater prestados à comunidade rural foram discutidas já em 2019, quando foi lançada a proposta do governo para uma nova Emater no estado. De lá para cá muito se trabalhou na busca de mais condições para que os extensionistas rurais pudessem levar aos agricultores familiares as tecnologias e orientações necessárias para o desenvolvimento de suas propriedades e, para isso, era preciso ter uma Emater mais forte e eficiente.

A primeira iniciativa, ainda em 2019, foi investir na capacitação dos colaboradores. Técnicos e administrativos das 85 unidades operacionais do estado passaram por treinamento com palestras motivacionais e valorização humana. A ideia era “recarregar” as energias da equipe para uma nova proposta de trabalho que viria a seguir.

A reestruturação passou também pelo remanejamento de colaboradores, desafogando escritórios que contavam com excedente de empregados e estruturando os recursos humanos de locais onde havia demanda de profissionais. Com essa nova gestão, a Emater-RO começou a dar celeridade ao processo de modernização e eficiência no atendimento ao produtor rural.

A aquisição de novos veículos fortaleceram as ações no campo.
A aquisição de novos veículos fortaleceram as ações no campo.

Uma dessas melhorias foi o investimento em equipamentos de informática e na renovação da frota de veículos utilizados pelos extensionistas no trabalho de campo, que se encontravam obsoletos e em desacordo com a demanda exigida. Com apoio do governo, emendas parlamentares e recursos próprios foram adquiridos novos veículos, computadores, impressoras e tablets, dando mais agilidade à execução do trabalho e ao cumprimento das metas de Ater, além da implantação de laboratórios móveis, com aquisição de três furgões para atender o programa de piscicultura no estado, caminhão bau para transporte de materiais da Emater-RO e caminhão criogênico para o desenvolvimento e melhoramento genético da pecuária leiteira no estado.

A inserção tecnológica foi outro fator importante para modernização dos sistemas de atendimento ao público beneficiário. A implementação do sistema de gerenciamento de Ater atual, o Sigater, trouxe mais eficiência na atualização das informações prestadas, com o extensionista podendo inserir as informações alocadas na propriedade em tempo real e, de posse de um tablet ou smartphone e uma impressora portátil, imprimir e já deixar as recomendações para o produtor.

As inovações não pararam por aí. Embora sofresse as consequências da pandemia do coronavírus que assolou o país, a Emater-RO encontrou um novo caminho e acelerou o processo de capacitação em massa, por meio de um canal virtual, garantindo a continuidade do processo de modernização e reestruturação que vinha trabalhando até então. A plataforma de Capacitação e Serviços de Ater (Capes) acelerou a formação técnica de extensionistas e agricultores que puderam participar, ativamente, de forma on-line, dos cursos oferecidos pela autarquia.

Modernização e tecnificação dos serviços de Ater.
Modernização e tecnificação dos serviços de Ater.

O aplicativo “Minha Emater-RO” trouxe mais proximidade entre extensionistas e seu público assistido no meio rural. A facilidade de acesso na identificação das propriedade, nas informações e nos programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento do estado, além de o agricultor poder conversar diretamente com seu técnico ou agendar uma visita, entre tantas outras funcionalidades, agilizou muito o atendimento às famílias, dando uma nova cara de modernidade para a autarquia.

Mas de nada adiantava toda essa tecnologia, se não houvesse um local adequado para que os extensionistas pudessem trabalhar com conforte e receber os agricultores com a atenção merecida. Para isso, com apoio do governo estadual, a Emater-RO investiu na reforma e reestruturação de suas unidades operacionais.

Escritórios foram reformados e renovados em suas estruturas elétricas e receberam equipamentos e utensílios, como bebedouros, aparelhos de ar-condicionado, kit campo e kit copa escritório para melhor atender às metodologias aplicadas no campo. Somente na aquisição desses equipamentos foram investidos 17 milhões de reais, sendo R$ 585.386,52 na aquisição de 211 aparelhos de ar-condicionado, R$ 2.271.961,46 em 721 equipamentos de informática, entre tablets, computadores e impressoras e R$ 14.209.909,36 em 483 equipamentos para implemento agrícola, além de veículos e outras ações que resultaram em uma Emater-RO mais presente, moderna e reestruturada que, junto com a família rural, está fazendo a diferença no campo.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes, Robson Paiva, Matheus Folador
EMATER-RO
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