DSC_0369(1)
Extensionista demonstra como verificar parasitas

Agricultores de Candeias do Jamari participam de capacitação em saúde dos peixes criados em cativeiro, durante dia especial de piscicultura realizado pela Emater-RO na linha do Basílio no Assentamento Paraíso da Acácias, as atividades fazem parte do projeto peixe saudável, criado pelo governo de Rondônia e executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia, Emater-RO.

O projeto coordenado pela Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia (Seagri), tem o objetivo de oferecer apoio aos produtores na análise da água e exame preventivos contra a parasitose na criação de peixes. para isso dispõe de três laboratórios moveis equipados com instrumentos de verificação da qualidade da água e mesa com instrumental cirúrgico, para exames físicos dos intestinos dos animais.

Durante o dia especial foram realizadas diversas demonstrações práticas de manejo da água e para reconhecimento dos parasitas e consequências de infestações elevadas na piscicultura. A propriedade anfitriã do evento possui dois tanques para criação de tambaqui, e o produtor usa água de poço para manter os tanques cheios, e os efluentes descartados para renovação da água são usados para irrigar o pomar da propriedade que possui apenas 2,5 hectares.

DSC_0466
Demonstração de uso do disco para verificar transparência e qualidade da água para piscicultura

O extensionista e responsável pelo laboratório móvel do projeto Peixe Saudável na região do Vale do Jamari, Vinicius Pedroti  eviscerou um tambaqui e mostrou aos produtores participantes o parasito Acantocefalo, um dos mais freqüentes em criações de peixes redondos como o tambaqui, pirapitinga e pacus, e orientou práticas de vazio sanitário, e de rotação de criação com espécies não suscetíveis como a jatuarana, conforme a orientação do técnico depois de um ciclo de cultivo completo com esta outra espécie, se consegue romper com a cadeia de continuidade do parasito.

Ainda foram demonstradas técnicas de controle de dureza, de verificação de PH e como reconhecer a presença de amônia tóxica na água, praticas que podem ser realizadas pelo próprio produtor, desde que disponha de um kit com reagentes e as tabelas e paletas de verificação através de cores, disse a técnica extensionista Bruna Temponi.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos:  Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/12/20211217-dsc_0048-1024x681.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/12/20211217-dsc_0048-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciaspPAgricultores de Candeias do Jamari participam de capacitação em saúde dos peixes criados em cativeiro, durante dia especial de piscicultura realizado pela Emater-RO na linha do Basílio no Assentamento Paraíso da Acácias, as atividades fazem parte do projeto peixe saudável, criado pelo governo de Rondônia e executado pela Entidade...