Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Pimenteiras do Oeste realizou um curso de formação profissional rural de olericultura básica. As aulas foram ministradas no período de 25 a 28 de outubro em duas etapas, sendo as aulas teóricas na Câmara Municipal local e as aulas práticas na propriedade da produtora rural Leonice Gonçalves da Silva Amaral, na Linha 11, Km-5, rumo à Santa Cruz. Foram abordados temas que vão desde as orientações na prática de manejo até o incentivo à comercialização local e nas feiras ao redor, priorizando ainda o consumo da família com alimentos livres de agrotóxicos.

O gerente da Emater-RO em Pimenteiras do Oeste conta que o município encontra-se em um momento de ascendência na prática da olericultura. “Isso é reflexo do projeto Semear, criado e executado através de parceria da Emater local com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que já doou mais de 80 kits contendo sementes de hortaliças, calcário filler, adubo químico e um folheto orientando para produção livre de agrotóxicos”, diz o gerente.

A produtora Leonice Gonçalves da Silva Amaral, que cedeu a propriedade e participou do curso disse estar satisfeita com essa iniciativa de levar os cursos até a com unidade. “Esse curso foi muito bom, aprendi trabalhar de maneira diferente, várias coisas que eu já fazia, mas corrigindo com alguns ajustes que ajudam melhorar na produção. Sou grata ao Senar, Emater e Prefeitura por viabilizar mais um curso para nós, curso esse que era uma vontade nossa pelo fato de estar trabalhando com hortaliças”, elogiou a produtora.

“Para concluir o curso com chave de ouro, foi doado um kit do Projeto Semear para cada participante prosseguir com a atividade, seja para comercializar a produção ou para consumo da família”, finaliza Andrew.

Fotos: Esloc Pimenteiras do Oeste
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/11/20211103-curso-olericultura-pimenteiras_2021-12.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/11/20211103-curso-olericultura-pimenteiras_2021-12-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosAssistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Pimenteiras do Oeste realizou um curso de formação profissional rural de olericultura básica. As aulas foram ministradas no período de 25 a 28 de outubro em duas etapas, sendo as aulas teóricas na Câmara...