mulheres-rurais-atendidas-na-Emater-RO-outubro-rosa
O trabalho das extensionistas da Emater-RO facilita o acesso de mulheres rurais ao atendimento de saúde.

Agricultoras de Porto Velho atendidas pelos programa de assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), participam da campanha “Outubro Rosa”, que divulga ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Para dar um caráter prático e reforçar o trabalho educativo foi feita uma parceria entre a Emater-RO e o Hospital do Amor. “Em dois dias foram realizados 99 mamografias e coletados materiais para 100 exames papa Nicolau, através a parceria”, disse a extensionista social e enfermeira Julia Costa.

As extensionistas Antônia Liliana Nunes e Julia Costa mobilizam as mulheres em todas as comunidades rurais assistidas pela Emater-RO, e agendam os exames para as datas previamente acertadas com a direção do hospital do Amor.

Carreta-hospital-do-Amor-Robson-Paiva
A coleta de exames preventivos acontece na própria unidade móvel de atendimento à mulher.

Na campanha deste ano, a carreta do Hospital do Amor ficou estacionada durante os dias 20 e 21 de outubro, em frente ao escritório local da Emater-RO, na avenida dos Imigrantes e atendeu todas as mulheres devidamente agendadas que compareceram e mais algumas que, mesmo sem o agendamento, foram atendidas em substituição às que faltaram.

As agricultoras ficam agradecidas pela oportunidade de realizar seus exames preventivos na carreta do Hospital do Amor, pela facilidade de marcar os exames através das extensionistas da Emater-RO, em outras circunstâncias teriam que sair de suas casas um dia antes e pernoitar na cidade para poder chegar cedo em uma unidade de saúde básica para ser atendida, dizem as produtoras.

“A campanha Outubro Rosa se encerra no fim do mês, mas o trabalho educativo das extensionistas continua durante todo o ano, até porque sem saúde não há produção”, diz a Julia Costa.

 

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211025-mulheres-fazem-o-exame-preventivo-na-carreta-do-hospita-do-amor.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211025-mulheres-fazem-o-exame-preventivo-na-carreta-do-hospita-do-amor-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasAgricultoras de Porto Velho atendidas pelos programa de assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), participam da campanha 'Outubro Rosa', que divulga ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Para dar um caráter prático e reforçar o trabalho...