café OP 5
A coleta de hastes para clonagem é feita em plantas selecionadas por suas características agronômicas e  produtivas.

A prefeitura de Ouro Preto do Oeste lançou um programa de expansão das lavouras cafeeiras do município que ao longo de quatro anos pretende plantar quatro milhões de mudas de café de clonal, para isto conta com a parceria da Emater-RO e outras entidades. O compromisso da Emater-RO nesse projeto é prestar assistência técnica aos produtores, desde a elaboração dos planos de crédito, e acompanhamento na implantação das lavouras, fazer orientação das práticas de cultivo e manejo, e também na instalação de sistemas de irrigação.

café OP 2
Plantas originarias de clones são mais produtivas e precoces

Os produtores que aderirem ao programa serão beneficiados com horas máquinas para preparo de solo, fornecimento de calcário e abertura dos sulcos nas linhas de plantio, tudo fornecido pela prefeitura municipal, garante o prefeito Alex Testoni. Mas, para serem beneficiados os agricultores devem apresentar analise de solo e se comprometerem com a aquisição dos fertilizantes e sistema de irrigação.

A Emater-RO assumiu o compromisso de orientar os produtores para a coleta de amostras de solo e acompanhar os produtores na aplicação do calcário para correção do PH(acidez do solo) e orientar as adubações, além de   encaminhar os processos para outorga de uso da água de mananciais de superfície para irrigação, disse o gerente local da Emater-RO, Deiviny Nelson O. Ferreira.

Para facilitar a analise de solo a secretaria municipal realizou convenio com um laboratório privado de ji-Paraná, que oferece desconto aos produtores cadastrados no Projeto. A Emater-RO atende os produtores rurais através de dois escritórios, um no distrito de Rondominas, e o outro, é o escritório local de Ouro Preto, que a há cinquenta anos presta assistência técnica aos agricultores do município.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Escrotório da Emater-RO em Ouro Preto.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/05/20210518-img-20210518-wa0022-768x1024.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/05/20210518-img-20210518-wa0022-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERCaféDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasA prefeitura de Ouro Preto do Oeste lançou um programa de expansão das lavouras cafeeiras do município que ao longo de quatro anos pretende plantar quatro milhões de mudas de café de clonal, para isto conta com a parceria da Emater-RO e outras entidades. O compromisso da Emater-RO nesse...