A parceria entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sempre existiu e juntas elas têm promovido uma revolução no desenvolvimento do agronegócio de Rondônia. Agora, a ação conjunta que terá como foco a transferência de tecnologia para o produtor rural, prevê o fortalecimento do agronegócio com a implantaç

A implantação dos sistemas produtivos poderá dobrar a produção agropecuária no estado.
A implantação dos sistemas produtivos poderá dobrar a produção agropecuária no estado.

O projeto de pesquisa e transferência de tecnologia (Transtec) da Embrapa viabilizará a implantação de vitrines tecnológicas no Centro de Treinamento da Emater-RO, com adoção de técnicas que poderão mudar o cenário rondoniense com mais produção, maior produtividade e maior satisfação para o pequeno produtor. Os resultados positivos dessas vitrines serão difundidos, através dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), ao público assistido pela Emater-RO.

Serão implantadas unidades de replicação de materiais melhorados de diversas culturas.
Serão implantadas unidades de replicação de materiais melhorados de diversas culturas.

“Já estamos alinhando o termo de cooperação entre Emater e Embrapa para incorporar todas as tecnologias que eles têm, nas diferentes cadeias produtivas”, diz Anderson Khül, diretor técnico da Emater-RO. A princípio, serão implantadas no Centrer, unidades de replicação de materiais melhorados de abacaxi, mandioca, banana, feijão, milho, café, capiaçu e incrementos na pecuária leiteira.

Anderson explica que a ideia é fazer com que o Centrer seja uma extensão da Embrapa, onde serão implantadas subunidade produtivas visando pesquisar as melhores técnicas a serem repassadas ao produtor rural. “As vitrines tecnológicas já começaram a ser implantadas com mudas melhoradas de algumas culturas e a intenção é fazer uma coisa muito bem feita, para replicar posteriormente aos produtores rurais”.

Essa ação deverá trazer uma nova perspectiva para a produção em Rondônia, com produtos de melhor qualidade e que trarão maior rentabilidade para a família rural. Hoje a parceria é entre a Embrapa e Emater, mas as portas estão abertas para que órgãos como Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entre outros, venham somar conhecimentos e experiências visando fortalecer cada vez mais o agronegócio de Rondônia.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Carlos Neves/Centrer-RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Transf-tecnologia_002-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Transf-tecnologia_002-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,parceria,pesquisa,transferencia de tecnologiaA parceria entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sempre existiu e juntas elas têm promovido uma revolução no desenvolvimento do agronegócio de Rondônia. Agora, a ação conjunta que terá como foco a...