O projeto O projeto impactará positivamente a comunidade e fortalecerá os laços criados pela mulher na família e no setor produtivo.
O projeto O projeto impactará positivamente a comunidade e fortalecerá os laços criados pela mulher na família e no setor produtivo.

Dar visibilidade ao trabalhado executado pelas mulheres no campo é primordial para o reconhecimento de seu protagonismo na geração de renda e manutenção da família rural. Apesar de contribuir na renda familiar, o trabalho feminino no campo ainda é visto como atividade complementar do trabalho masculino, fazendo com que elas não sejam reconhecidas como produtoras ou até mesmo proprietária de suas parcelas rurais. O projeto “Mulher com Renda” visa acabar com essa distorção, buscando o fortalecimento das atividades dessas mulheres, capacitando-as e auxiliando-as para melhor execução de seus projetos.

A mulher ocupa um papel importante nas atividades rurais e reflete a sua atuação, não como mera ajudante, mas sim com destaque no processo produtivo de alimentos, contribuindo para a geração de renda e para o desenvolvimento econômico e social no campo. Por isso, o projeto Mulher com Renda chega em boa hora, oferecendo condições para o aperfeiçoamento de suas atividades a fim de garantir a qualidade de sua atividade e de sua produção.

A cada seis meses serão formadas novas turmas a fim de atender toda a comunidade.
A cada seis meses serão formadas novas turmas a fim de atender toda a comunidade.

O projeto Mulher com Renda é uma iniciativa da Associação das Mulheres Bom Futuro, vinculada ao centro Comunitário, que visa capacitar as mulheres do entorno do município de Seringueiras, em Rondônia, para produção livre e comercialização de seus produtos de forma coletiva e participativa. Para isso, buscou junto à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) local, a parceria para capacitação e desenvolvimento do Projeto. “Nós estamos buscando também, apoio da prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, além do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para um auxílio mais efetivo”, explica as extensionistas da Emater-RO do escritório regional do Território do Vale do Guaporé, Jaqueline Rosa, responsável pela coordenação do projeto.

Para os extensionistas João Francisco dos Santos Filho e Alexandra Soares Serra, que executam o projeto no município de Seringueiras, “diante do cenário atual enfrentado pela mulher do campo, a implantação de projetos que instiguem e proporcionem acesso a capacitações e ofertas de geração de renda é mais do que necessária”. Assim, o projeto irá atender mulheres com dificuldade de geração de renda ou assistida por programa sociais, a fim de contribuir no desenvolvimento de suas capacidades individuais e sociais, replicando e adaptando a oferta do projeto à diferentes realidades de produção.

O projeto Mulher com Renda, que vai ao encontro das políticas públicas do Governo de Rondônia para a geração de renda no campo, pretende atender, a cada seis meses, trinta mulheres, porém, nesse primeiro momento serão atendidas dez mulheres. Essas mulheres serão selecionadas pela Associação, de acordo com o perfil especificado, e receberão uma ajuda de R$ 350,00 acrescentando-se, 1% ao mês de juros que serão pagos ao final do processo, para que elas possam desenvolver suas atividades. “A cada seis meses serão formadas novas turmas a fim de atender toda a comunidade”, explica Jaqueline, enfatizando que essa ação “impactará positivamente a comunidade e fortalecerá os laços criados pela mulher na família e no setor produtivo.”

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Esreg Território Vale do Guaporé
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Mulheres-com-Renda-Seringueiras_004-03fev2020-EMATER-RO-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Mulheres-com-Renda-Seringueiras_004-03fev2020-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascapacitação,geração de renda,mulher ruralDar visibilidade ao trabalhado executado pelas mulheres no campo é primordial para o reconhecimento de seu protagonismo na geração de renda e manutenção da família rural. Apesar de contribuir na renda familiar, o trabalho feminino no campo ainda é visto como atividade complementar do trabalho masculino, fazendo com que...