Melhorias e praticidade nas atividades de planejamento, execução e acompanhamento das ações de Ater.
Melhorias e praticidade nas atividades de planejamento, execução e acompanhamento das ações de Ater.

O Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), utilizado pela Emater-RO para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar tem sido exemplo de modernização nas atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater). Mantendo-se sempre atualizado, tanto para os extensionistas que constantes utilizam-se de seus dados, como para entidades de Ater de outros estados que buscam obter informações, o sistema tem apresentando resultados satisfatórios passou por várias atualizações e sofreu modernização através da EMATER-RO e serve de exemplo para ser implantado pela RURAP do AMAPÁ.

Em recente apresentação realizada através de vídeo conferência com a participação dos diretores e técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), foi feita uma avaliação mais profunda do sistema desenvolvido pela Sigma, para apresentar seu funcionamento, despertando interesse do instituto amapaense.

O Sigater é um sistema de banco de dados que vem sendo consolidado no estado de Rondônia. Através dele já foram cadastradas mais de 50 mil propriedades rurais cujas informações (principais culturas com área explorada e produção agrícola) já podem ser consultadas.

O Sigater vem sendo atualizado constantemente, sempre buscando melhorias e praticidade nas atividades de planejamento, execução e acompanhamento das ações de assistência técnica em campo. Agora, o sistema busca modernização com a implantação de uma plataforma mobile, que permite ao técnico realizar atendimento virtual lançando os dados através de um aplicativo (Minha Emater). “Com esse aplicativo o extensionista poderá atender, tanto de forma on-line como off-line”, explica Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.

O extensionista poderá atender, tanto de forma on-line como off-line.
O extensionista poderá atender, tanto de forma on-line como off-line.

Para Brandão, que também é o vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) para a região Norte, os sistemas de gerenciamento e acompanhamento de Ater visam “modernizar a forma como se aplica a assistência técnica no país, uma vez que todas as unidades das Emateres têm desenvolvido sistemas que atendem às suas necessidades internas com o mesmo objetivo: acompanhamento em tempo real e eficácia nas informações lançadas.

O aplicativo facilitará a obtenção das informações em tempo real, já que, ao se conectar à internet o sistema automaticamente sincroniza as informações com o bando de dados. Também será possível imprimir o comprovante de comparecimento através de uma impressora térmica, o que possibilita o acompanhamento das ações que estão sendo aplicadas no campo no momento que elas estão sem do realizadas. “Isso facilita o trabalho do técnico e o acesso dos produtores, pois contará ainda com o atendimento direcionado aos técnicos da área que poderá conversar com os produtores cadastrados, podendo agendar visitas técnicas, sanar dúvidas além de receber, de forma on-line, informações sobre culturas diversas.”

Não é a primeira vez que o Sigater é alvo de olhares positivos para facilitar o gerenciamento de informações dos serviços de assistência técnica e extensão rural e a Emater-RO se coloca à disposição do Instituto Rurap ou de qualquer outra entidade de Ater que deseja contribuir com a modernização dos serviços de atendimento ao produtor rural.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: EMATER-RO

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