O dia 6 de dezembro é consagrado como dia do extensionista rural. A data foi escolhida por corresponder ao dia da criação do primeiro serviço de assistência técnica e extensão rural do país, no ano de 1948. Desde então, a extensão rural espalhou-se por todos os estados brasileiros, promovendo o desenvolvimento tecnológico, econômico e social das famílias que se dedicaram à produção rural, no contexto da agropecuária, conservação ambiental e bem estar das pessoas no campo.

Extensinistas da Emater-RO elaboraram primeiros projetos.
Extensionistas da Emater-RO elaboraram primeiros projetos.

Comemorar o dia do extensionista rural é valorizar o profissional que contribui permanentemente para inclusão social e econômica das famílias rurais, com sustentabilidade e redução das desigualdades sociais. São eles os profissionais qualificados, responsáveis pela aproximação dos produtores rurais e suas práticas agrossilvopastoris, às modernas técnicas desenvolvidas nos centros de pesquisa, promovendo ainda a interação das famílias do campo com as instituições de ensino das ciências agrárias.

Em Rondônia, os produtores rurais advindos das diversas regiões brasileiras trouxeram, junto com seus sonhos, uma bagagem que incluía ferramentas de trabalho, sementes e até animais. Chegaram determinados a transformar este sertão amazônico, que sobrevivia basicamente do extrativismo florestal, em um estado moderno, capaz de fazer frente aos grandes produtores e exportadores de proteína animal, grãos alimentares e café entre outros produtos.

O sucesso da família rural e do desenvolvimento do estado de Rondônia está ligado diretamente ao dinamismo e dedicação do profissional extensionista. Para confirmar esta certeza, basta saber que foram eles e elas, extensionistas rurais, que orientaram a implantação dos primeiros cafezais, e fizeram os primeiros projetos para introdução da bovinocultura em escala econômica no estado.

Produtores rurais contaram com a ajuda dos extensionistas para desbravar Rondônia.

Foi por meio dos extensionistas da Emater-RO também, que foram elaborados os projetos de crédito para os colonos pioneiros, os primeiros planos de custeio para culturas anuais e para exploração dos seringais nativos e de cultivo. Culturas estas que formaram a base para o surgimento das primeiras indústrias do estado, visando o beneficiamento de grãos e o processamento da borracha e, com a evolução dessas atividades produtivas surgiram as principais cidades rondonienses, com exceção de Porto Velho e Guajará Mirim que já estavam instaladas.

O desenvolvimento de Rondônia, sem dúvida nenhuma, é resultado do trabalho árduo e eloquente de técnicos atuantes nos diversos serviços de apoio a produção e à cidadania que por aqui se estabeleceram para levar as políticas públicas aos migrantes, pioneiros da colonização e produção agropecuária, com protagonismo para o extensionista rural que atuou no planejamento do crédito rural, na orientação da produção agrícola e no preparo do produto para venda nas antigas cerealistas e nos armazéns da Cibrazem.

Assim, comemorar o dia do extensionista rural é valorizar esses profissionais que, com seu trabalho, levam ao campo as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento agroeconômico social e sustentável, contribuindo diariamente para o fortalecimento da família rural.

Texto: Enoque G. Oliveira e Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes Martins
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/12/Extensionistas-contribuem-com-as-familias-rurais-2015-foto-IRENE-MENDES-3.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/12/Extensionistas-contribuem-com-as-familias-rurais-2015-foto-IRENE-MENDES-3-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura,desenvolvimento agroeconomico,extensionista ruralO dia 6 de dezembro é consagrado como dia do extensionista rural. A data foi escolhida por corresponder ao dia da criação do primeiro serviço de assistência técnica e extensão rural do país, no ano de 1948. Desde então, a extensão rural espalhou-se por todos os estados brasileiros, promovendo...