DSC_0037
diretor técnico da Emater-AC busca cooperação técnica para modernização do sistema de informação de sua instituição

Na manhã desta terça (26) o presidente da Emater-RO Luciano Brandão recebeu o diretor técnico da Emater-Acre, Francisco Dantas que veio a Rondônia conhecer o sistema administrativo adotado pela direção da Emater-RO, para dinamizar o serviço de assistência técnica e extensão rural, que permite a interatividade das informações de assistência técnica e extensão rural (Ater), em tempo real. Quando o extensionista lança os dados no sistema de gerenciamento de Ater (Sigater), imediatamente podem ser acessadas pelos gerentes e pela direção superior da Autarquia.

O diretor visitante busca essa cooperação técnica administrativa com o fim de revitalizar o modelo administrativo e de controle de atividades técnicas dos Extensionistas no campo, porque segundo ele, a vinte anos a Emater-AC trabalha com o mesmo modelo administrativo, e que a transmissão e armazenamento de informações ainda é feita através de instrumentos físicos.

O Sigater, sistema apresentado ao diretor Dantas, facilitou algumas tarefas do extensionista e permitiu o compartilhamento das informações de Ater, em tempo real, entre os diferentes níveis administrativos da Emater-RO. Permanecendo em meio físico apenas a ficha de acompanhamento e monitoramento (FAM), que é o instrumento pelo qual o técnico extensionista registra a orientação técnica para o produtor assistido, em duas vias, ficando uma com o produtor, enquanto a outra permanece com o técnico.

A velocidade da informação e segurança do Sigater, agradou o diretor acreano que também conheceu o sistema que auxilia no controle administrativo, e vem dando uma nova dinâmica ao gerenciamento de pessoas e materiais, utilizados diretamente nas atividades de campo da Emater-RO. Neste sistema é possível o compartilhamento “on line” da programação semanal do extensionista, do cronograma de eventos metodológicos, da pesquisa semanal de preços e gerenciamento do uso de veículos, com a previsão de distancias percorridas e consumo de combustíveis.

DSC_0043
o sistema de gerenciamento de ater da Emater-RO pode auxiliar no gerenciamento da coirmã acreana.

O diretor técnico da Emater- AC agradeceu as informações prestadas pela direção da Emater-RO, e segundo ele, estas os programas apresentados são perfeitamente adaptáveis à realidade da extensão rural em seu Estado, que precisa que quebrar o ciclo de absolecência a que vinha sendo submetida a anos.

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Arquivo da Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/DSC_0042.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/DSC_0042-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasassistência técnicaNa manhã desta terça (26) o presidente da Emater-RO Luciano Brandão recebeu o diretor técnico da Emater-Acre, Francisco Dantas que veio a Rondônia conhecer o sistema administrativo adotado pela direção da Emater-RO, para dinamizar o serviço de assistência técnica e extensão rural, que permite a interatividade das informações de...