Um grupo de agricultores assistidos pela Emater-RO em Ji-Paraná foram participaram de  um curso de produção de embutidos e defumados, utilizando as carnes de suínos e aves. O curso abre o leque de oportunidades para os produtores e produtoras rurais familiares agregarem valores a produção e alcançar novos mercados.

Durante três dias o grupo de 13 produtores participaram das atividades teórica e práticas ministradas pelas Extensionistas sociais da Emater-RO, Eliene Novaes e Fátima Janones, para aprender os conceitos básicos sobre produção de alimentos e boas práticas de fabricação; incluindo-se aí higienização sanitária da matéria prima, limpeza das instalações e utensílios e higiene do manipulador e noções de microbiologia dos alimentos.

Na parte prática do curso, os participantes do curso exercitaram as práticas de corte industrial, identificação e preparo das peças para defumação, a cura seca e úmida dos embutidos. Também aprenderam o preparo do defumador e das peças para defumar (lombo, costela, bacon, pernil e frangos, entre outros).

Para satisfação dos participantes e convidados, no encerramento do curso foi preparada uma rica feijoada, que foi servida durante a confraternização de instrutores, alunos e familiares que comemoram o recebimento dos certificados e conquista dessa importante especialidade profissional.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Defumados-JiPa-9-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Defumados-JiPa-9-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERGaleria de FotosDefumados e embutidosUm grupo de agricultores assistidos pela Emater-RO em Ji-Paraná foram participaram de  um curso de produção de embutidos e defumados, utilizando as carnes de suínos e aves. O curso abre o leque de oportunidades para os produtores e produtoras rurais familiares agregarem valores a produção e alcançar novos mercados. Durante...Entidade Autáquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia