Famílias de agricultores que vivem às margens do Rio Madeira, na comunidade Maravilha e Niterói, participam de capacitação para produção de aves domésticas, ministrada pelos extensionistas do escritório local da Emater-RO, em Porto Velho. A localização privilegiada dessa população, que mora de frente para a capital, facilita a realização de cursos ministrados em módulos, com um calendário adequado aos participantes e a disponibilidade dos técnicos.

Orientação na produção racional de aves obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação.
Orientação na produção racional de aves obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação.

A escolha da avicultura para a capacitação dos produtores ribeirinhos se deve à facilidade de comercialização do produto, galinhas e ovos, diretamente ao consumidor, inclusive através das feiras, também pela oportunidade de iniciar uma produção com baixo custo no investimento, com a possibilidade de aproveitar materiais para reuso na confecção de equipamentos e infraestrutura de produção.

O extensionista Josciney Viana de Faria, acompanhado do estagiário de medicina veterinária Flávio Scolari, orientou os produtores na produção racional de aves tanto para corte quanto para postura, obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação. Os técnicos ensinam as famílias agricultoras a construir comedouros, bebedouros e até máquina de depenar, utilizando materiais disponíveis na comunidade ou de fácil aquisição no comercio local.

Estas famílias são beneficiárias do programa de fomento a produção, que disponibiliza até R$2400 para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, para ter acesso ao crédito é necessário a pessoa está inscrita no Cadastro Único. A mobilização dos participantes e coordenação da capacitação é feita pela extensionista do escritório local da Emater-RO Porto Velho, Julia Costa Muniz de Souza.

Texto: Enoque Gonçalves de Oliveira
Fotos: Irene Mendes Martins
Emater-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Avicultura-1.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/Avicultura-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasFamílias de agricultores que vivem às margens do Rio Madeira, na comunidade Maravilha e Niterói, participam de capacitação para produção de aves domésticas, ministrada pelos extensionistas do escritório local da Emater-RO, em Porto Velho. A localização privilegiada dessa população, que mora de frente para a capital, facilita a realização...