O 2º II Encontro do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura com Sustentabilidade reuniu, no dia 30 de novembro, produtores, técnicos e autoridades no município de Presidente Médici, para discutir assuntos referentes à cadeia produtiva do café na região. O evento foi realizado na sede do escritório local da Emater-RO em parceria entre a autarquia e a Prefeitura de Presidente Médici, através da Secretaria Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e do Turismo de Presidente Médici (Semat), e apoio da iniciativa privada.

A atividade contou com 65 participantes que assistiram a apresentação do extensionista da Emater-RO de Presidente Médici, Wagner Osair de Oliveira, sobre os resultados alcançados, desde o início do projeto, em 2016. Segundo o extensionista, que também coordenou o evento, um dos resultados de maior relevância foi a elaboração de uma proposta atendida dentro do projeto de desenvolvimento sustentado pelo Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2016/2018. “Essa proposta foi o marco inicial de tudo o que vinha acontecendo desde então” comentou Wagner, dizendo que, quando aqui chegou, no final do ano de 2015, elaborou o projeto sustentável com a equipe técnica local.

Presidente Médici apresenta condições favoráveis para a exploração da atividade, com o cultivo da variedade conilon clonal, que é a mais rentável, mas, ao longo dos anos, não contava com uma política agrícola para o setor agrário de forma que sustentasse um dos pilares econômicos da agricultura como um todo conjunto, pensado na agricultura familiar. A partir desse ano, ao elaborar a proposta, também discutiu com os produtores as metodologias a serem aplicadas. “Algo bastante planejado e fundamentado como documento comprobatório que viesse a dar resultados na prática.”

Neste ano de 2018, com apoio dos parceiros foram entregues e distribuídos clones em aproximadamente 80.000 unidades. Essas mudas foram implantadas nas unidades produtivas familiares e resultaram em um incremento de aproximadamente 35 hectares de área implantada e 35 famílias beneficiadas, e já há uma demanda de 250.000 mudas para o ano de 2019.

O produtor Giomar Monteiro, residente no município vizinho de Ministro Andreazza uma referência na cafeicultura tecnificada e foi convidado pela coordenação para contribuir com uma palestra intitulada “Caso de Sucesso na Atividade do Café Conilon”, para passar aos participantes suas experiências de vivência cotidiana, desenvolvendo a atividade por muitos anos e colhendo resultados satisfatórios, o que contribuiu para que os agricultores familiares ouvissem e vissem que dá resultado e lucratividade nessa modalidade.

Após foi realizada apresentação da palestra “Produção de Forma Sustentável do Café Conilon”, proferida pelo extensionista Wesley Gama, da Emater/Cacoal, cujo teor enfatizou informações técnicas de relevância, quanto ao alcance de resultados tanto no âmbito econômico, social e ambiental.

Também na ocasião foi dada oportunidade para que a Secretaria de Assistência Social de Presidente Médici (Semas), repassasse informações sobre a exploração do trabalho infantil no setor agrícola. Segundo os convidados, Dr. José Serra e Tarcisio Beck, a exploração do trabalho infantil é crime e o índice no município é alto, o que despertou preocupação e interesse dos participantes.

Ao término das atividades, todos os participantes foram convidados, para o almoço e sorteio de brindes, finalizando com os agradecimentos e votos de felicitações de fim de ano a todos que contribuíram e vieram prestigiar o evento conosco.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/IMG-CAPA_3840-CAPA.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/IMG-CAPA_3840-CAPA-150x150.jpgWania RessuttiGaleria de Fotoscafeicultura,encontro,estensão ruralO 2º II Encontro do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura com Sustentabilidade reuniu, no dia 30 de novembro, produtores, técnicos e autoridades no município de Presidente Médici, para discutir assuntos referentes à cadeia produtiva do café na região. O evento foi realizado na sede do escritório local da Emater-RO...