O curso de formação em Elaboração e Execução de Projetos Sociais para o Terceiro Setor aconteceu no período de 10 a 14 de dezembro no Centro de Treinamento da Emater-RO em Ouro Preto do Oeste, e formou aproximadamente 40 profissionais de extensão, em sua maioria extensionistas sociais.

A capacitação faz parte do instrumento de parceria estabelecido entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RO) e a Agência Nacional de Assistência Técnica de Extensão Rural (Anater), que visa capacitar agentes de ATER em diversas formações afins, que atendam às necessidades da área rural.

A formação aconteceu em parceria com o Terceiro Setor do estado de Rondônia, cujos facilitadores Rafael Vargas e Victor de Jesus Pereira trabalharam em formato de oficina construtivista.

A extensionista social Vanessa Porto participou da formação e falou acerca da importância do curso: “Foi incrível o formato da oficina! Aos poucos fomos entendendo os principais pontos a serem analisados na construção de um projeto social. O engraçado é que muitas vezes aquilo que pensávamos ser um problema social era na verdade uma conseqüência, por exemplo: o êxodo rural de jovens, que foi apontado por 03 grupos, como um dos principais problemas na agricultura familiar, ao longo da construção do processo percebemos que este era uma conseqüência relacionada a outros fatores causais, em especial a falta de renda para os jovens”.

A elaboração e execução de projetos sociais é atualmente a principal demanda para o fortalecimento das Organizações Sociais Rurais e até mesmo do serviço de extensão social, que demanda projetos garantidores do desenvolvimento humano sustentável, em especial dos agricultores familiares. A oficina teve como foco as novas formas de realizar parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, à luz da Lei Federal 13.019/2014 – que estabelece diretrizes para este fim – e do Decreto 8.726/2016, que regulamenta a citada Lei.

A formação de agentes de ATER possibilitou a construção de um olhar crítico quanto às reais demandas da execução de um projeto social, uma vez que antes de qualquer ação é necessário um diagnóstico para que seja identificada a verdadeira necessidade da comunidade e seus potenciais para a efetivação do projeto.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/IMG_20181212_095550708-1024x768.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/12/IMG_20181212_095550708-150x150.jpgRayne Andrade FreireGaleria de FotosO curso de formação em Elaboração e Execução de Projetos Sociais para o Terceiro Setor aconteceu no período de 10 a 14 de dezembro no Centro de Treinamento da Emater-RO em Ouro Preto do Oeste, e formou aproximadamente 40 profissionais de extensão, em sua maioria extensionistas sociais. A capacitação faz...