Aprender a cultivar e produzir alimentos saudáveis. Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jesus Burlamaqui Hosannah, localizada no bairro Floresta, em Porto Velho receberam com entusiasmo a atividade implantada pelo projeto Horta Escolar, do governo estadual. A horta foi entregue à comunidade nesta quinta-feira, 22, e a produção deverá ser revertida para a merenda escolar.

Diminuição do lixo ambiental e canteiros coloridos.

A escola Jesus Burlamaqui Hosannah foi a primeira a receber o projeto, uma espécie de piloto, com o objetivo de envolver professores, pais e alunos em uma atividade que promova maior integração entre a escola e a comunidade local. A implantação da horta recebeu apoio técnico da Emater-RO para produzir alimentos nutritivos, capazes de contribuir com a melhoria da qualidade alimentar e, a pedido do governador Daniel Pereira, o espaço deverá ser utilizado também para estudos e pesquisas pedagógicas visando tornar as aulas mais atrativas e em contato com a realidade.

Ao longo de seus 47 anos a Emater-RO tem trabalhado em parceria com escolas no interior do estado, buscando promover a melhoria de alimentos ofertados na merenda escolar. Em 2015, por exemplo, após visitar a vitrine tecnológica da Emater-RO na Rondônia Rural Show, professoras da Escola Municipal Irineu Dresh, de Ji-Paraná deram início a um projeto de cultivo de hortaliças utilizando método agroecológico sob orientação dos extensionistas.

Em Porto Velho a proposta é inovadora e surgiu dentro da assessoria ambiental da governadoria. Segundo informações da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), o projeto Horta Escolar foi elaborado e implantado pelas técnicas da assessoria ambiental da governadoria, Daiane Santos e Evelyn Souza, com o objetivo de “sensibilizar os alunos e a comunidade nas questões voltadas à educação alimentar” e “esclarecer alguns termos sobre educação ambiental”. A ideia foi ocupar uma área que se encontrava ociosa na escola.

Integração entre a escola e a comunidade.

A implantação do projeto Horta Escolar, contou com a parceria da Emater-RO, que prestou orientação e assistência técnica; do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que promoveu a limpeza do espaço utilizado; da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com a contratação de mão de obra apenada para os serviços de preparo da terra e plantio; e de empresas privadas com doação de sementes e insumos para a formação da horta, além da Secretaria Municipal de Serviços Básicos de Porto Velho (Semusb), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que disponibilizou a área para implantação do projeto.

Outro fator interessante está na preparação dos canteiros, todos torneados com garrafas pet que, além de contribuir com a diminuição de descartes de lixo ambiental, deixou os canteiros com um colorido alegre e bonito. Os primeiros resultados puderam ser vistos, na inauguração realizada nesta quinta-feira, 22, com a presença de autoridades e comunidade.

Em seu pronunciamento o governador Daniel Pereira elogiou a atividade e disse ser esse um trabalho a ser realizado em parceria onde toda a comunidade só tem a ganhar. A Emater-RO colocou toda a equipe à disposição para outras escolas que tiverem interesse em ser parceiras e implantar hortas em suas unidade.

Fotos: Robson Paiva
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Horta-na-escola-produz-alimento-nutritivo_001-foto-ROBSON-PAIVA-2.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Horta-na-escola-produz-alimento-nutritivo_001-foto-ROBSON-PAIVA-2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,horta na escola,meio ambiente,merenda escolarAprender a cultivar e produzir alimentos saudáveis. Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jesus Burlamaqui Hosannah, localizada no bairro Floresta, em Porto Velho receberam com entusiasmo a atividade implantada pelo projeto Horta Escolar, do governo estadual. A horta foi entregue à comunidade nesta quinta-feira, 22, e...