Com o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) dará início a uma série de atividades em comemoração aos 70 anos de existência da extensão rural no país. Nessa mesma data ocorrerá a abertura da Semana Nacional do Extensionista 2018, quando será prestada homenagem a todos os trabalhadores da extensão rural. A abertura dar-se-á às 9h, do dia 3 de dezembro, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, com atividades previstas até o dia 5 de dezembro e reunirá representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater e autoridades convidadas.

Promover a geração de renda é uma das atividades dos extensionistas da Emater-RO.
Promover a geração de renda é uma das atividades dos extensionistas da Emater-RO.

A primeira instituição de assistência técnica e extensão rural no Brasil surgiu em 1948, no estado de Minas Gerais, quando o governo mineiro recebeu apoio de empresas norte-americanas com interesse em ampliar suas atividades, principalmente às voltadas ao sistema de exploração agropecuária. A Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar) tinha como missão atuar em favor da melhoria das condições de vida na zona rural. De lá para cá, os serviços de assistência técnica e extensão rural foi cada vez mais solicitado e espalhou-se pelo país, estando presente, hoje, nas 26 unidades federativas brasileiras e no Distrito Federal.

Em Rondônia, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) presta serviços à comunidade rural há 47 anos e tem sido um instrumento de grande importância para o desenvolvimento agropecuário do estado. Presente nos 52 municípios rondoniense, conta atualmente com 83 unidades operacionais, desempenhando um papel de destaque na vida da família rural.

A ANATER
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) nasceu com a proposta de promover, coordenar e implementar programas para o fortalecimento e sustentabilidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil. Sua criação é fruto de um amplo movimento nacional, realizado com parcerias e participação democrática, e que culminou com sua aprovação, em 2013, pelo Congresso Nacional, sendo regulamentada pela Presidência da República em 2014.

Mas foi em 2016, a partir da assinatura de um Contrato de Gestão firmado com a União, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que a Anater iniciou efetivamente suas ações, com contratação da equipe técnica, construção dos instrumentos, e planejamento e elaboração dos projetos que hoje estão sendo executados. Hoje, presente em 21 unidades da Federação, as ações da Anater estão beneficiando diretamente mais de 90 mil famílias de agricultores em 1.549 municípios, em todas as regiões do País, com a expectativa de chegar a aproximadamente 115 mil famílias até o final de 2018.

SEMANA DO EXTENSIONISTA
A Semana Nacional do Extensionista será realizada no período de 3 a 5 de dezembro com atividades voltadas para a extensão rural e seus desafios. Às 10h do dia 3 será apresentado o painel “Construindo uma Ater Comunitária” com palestras técnicas, com participação de representantes da Anater, Asbraer, Embrapa, Instituto Fórum do Futuro e Universidade Federal de Santa Maria. O foco das explanações será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

Extensionista social Manuelina Ramalho Ferreira.
Extensionista social Manuelina Ramalho Ferreira.

Às 13h30 será realizado o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater (SGA) e assinatura de termo de cooperação técnica da Anater com a Unicamp e com o Instituto Fórum do Futuro. Em seguida, será apresentado o painel “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, com participação da presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária e futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina, e do presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado federal Zé Silva.

Às 17 horas, será realizada sessão de homenagens e outorga do prêmio Ordem do Mérito Ater aos profissionais que vêm se destacando na execução das atividades dos projetos da Anater realizados em parceria com as entidades públicas prestadoras de Ater, com objetivo de valorizar e reconhecer as habilidades e a competência dos profissionais, e prestar uma homenagem por ocasião das comemorações do Dia do Extensionista, cuja data nacional é dia 06 de dezembro.

A escolhida de Rondônia para receber a homenagem foi a extensionista social Manuelina Ramalho Ferreira, do escritório local de São Felipe do Oeste. Manu, como é carinhosamente chamada pelos colegas, tem 25 anos de atividades junto às famílias rurais. Graduada em letras, com mestrado em gestão social, ela participou de diversos programas e políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Hoje Manu é uma entre os dez extensionistas selecionados em Rondônia para levar o projeto piloto da Anater ao campo. Iniciado em outubro de 2017, o Projeto Piloto foi o primeiro termo de parceria de instrumentos de trabalho assinado entre a Anater e as Emateres do país, com o objetivo de apoiar custeios para ampliação e qualificação da assistência técnica qualificada aos agricultores familiares do Brasil. Até o final de 2020, a previsão é que 10 mil famílias sejam beneficiadas em todo o país, 500 delas, em Rondônia.

Dando sequência à programação, nos dias 4 e 5 será realizado um curso de formação de extensionistas rurais, com participação de profissionais de todas as unidades da Federação.  O curso faz parte do Programa de Formação em Ater da Anater, que tem o objetivo de formar neste ano 5.000 agentes e 300 gestores de Ater, que integram os projetos que estão sendo realizados pela Agência e seus parceiros.

Paralelamente às atividades da Semana Nacional do Extensionista 2018, haverá uma exposição que destaca a atuação da Anater, desde sua criação. O painel fotográfico ficará exposto no hall do auditório Nereu Ramos. Acesse a programação completa da Semana Nacional do Extensionista 2018.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Manuelina-Assoc-Vida-Nova.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Manuelina-Assoc-Vida-Nova-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasCom o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) dará início a uma série de atividades em comemoração aos 70 anos de existência da extensão rural no país. Nessa mesma data ocorrerá a abertura da Semana Nacional do...