A terceira edição do Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia (Simspro) será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste. O objetivo é discutir sobre manejo de pastagem e suas técnicas, visando à melhoria das pastagens do gado leiteiro e à qualidade do alimento ofertado. Além da troca de conhecimentos entre os participantes a discussão deverá resultar em alternativas sustentáveis para as pastagens de Rondônia.

Investimento em políticas públicas para garantir o fortalecimento do setor agropecuário.
Investimento em políticas públicas para garantir o fortalecimento do setor agropecuário.

A bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar em Rondônia e de grande importância para a economia local. Com uma produção de mais de dois milhões de litros de leite por dia, o estado lidera o ranking da produção leiteira na região Norte e vem ganhando destaque também na produção de queijos tipo muçarela, hoje exportada para os estados do sul do país.

Mas para se chegar a esse patamar foi preciso muito esforço e investimento em políticas públicas que garantissem o fortalecimento do setor agropecuário do estado. O Mais Leite a Pasto, por exemplo, executado pela Emater-RO para promover a melhoria genética do rebanho e da alimentação dos animais (manejo de pastagem), trouxe incentivo à produção de leite sem nenhum custo para o produtor rural.

A bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar.
A bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar.

A realização do Simspro, a cada dois anos, tem obtido grande êxito e superado as expectativas tanto na participação do público, quanto no resultado obtido com a implantação das práticas discutidas. Só para se ter uma ideia, dos 7,5 milhões de hectares de área de pastagens existentes em Rondônia, 63% encontram-se em degradação, uma extensão muito grande que precisa ser reaproveitada.

As atividades realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO têm propiciado a utilização de práticas mais adequadas que minimizam esses impactos, promovendo a recuperação dessas áreas. Com a realização do Simpósio a cada dois anos é possível discutir os resultados obtidos e buscar novas alternativas com os diversos setores da atividade, incluindo ensino, pesquisa e extensão.

O Simspro será realizado de 28 a 30 de novembro, no Centrer-RO, em Ouro Preto do Oeste e contará com uma programação temática abrangente, com palestras ministradas por renomados especialistas da área de pastagem. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na página da Emater-RO ou clicando aqui.

O 3º Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia  é uma realização do Governo do Estado de Rondônia com a participação dos órgãos governamentais Emater-RO, Seagri, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Embrapa-RO, Sebrae-RO e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia.

Acesse o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Folder-SIMPOSIO-PASTAGEM-2018.pdfRepórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Manejo-Pastagem-Irene-Ariquemes-5-1024x680.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Manejo-Pastagem-Irene-Ariquemes-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasbovinocultura leiteira,manejo de pastagem,pecuária leiteiraA terceira edição do Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia (Simspro) será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste. O objetivo é discutir sobre manejo de pastagem e suas técnicas, visando à melhoria das pastagens...