concafe-002
Cafeicultores de Rondônia foram destaques durante a Semana Internacional do Café.

Rondônia fica em 4º lugar no ranking de melhor café do Brasil. Esse foi o resultado final da Semana Internacional do Café – 2018, que encerrou-se no final da noite de sexta-feira, 9, em Belo Horizonte/MG. O produtor Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of The Year Brasil 2018. A classificação foi destacada pelo governador Daniel Pereira que esteve acompanhando toda a delegação do Estado durante os três dias de evento que serve de vitrine para os produtores, pois gera interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora.

O resultado consolida o Estado entre os grandes produtores de café do país. O governador tem massificado o crescimento do agronegócio de Rondônia e destacado o comprometimento dos cafeicultores visando uma maior produtividade nos últimos anos com a modernização das lavouras e o investimento em novas mudas mais produtivas.

Os cafeicultores de Rondônia chegaram a ser destaques e chamaram a atenção durante a Semana Internacional do Café. Nos últimos anos, Rondônia ampliou sua representatividade no cenário da cafeicultura, inclusive no quesito qualidade da bebida.  A sustentabilidade, de acordo com o que tem dito governador Daniel Pereira, é outro aspecto fundamental e que tem contribuído para agregar valor ao produto.

Vale ressaltar que o café de Rondônia passou por um rigoroso processo de seleção. Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).

Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of The Year Brasil 2018.
Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of The Year Brasil 2018.

Durante uma entrevista na capital mineira, o governador chegou a ressaltar que o objetivo do estande, neste ano, vai além de oferecer informações sobre as lavouras da região e degustação da bebida fabricada por lá. A proposta é proporcionar uma imersão na forma de cultivo do café rondoniense, evidenciando a sustentabilidade.

O alto nível de qualidade do café de Rondônia já pôde ser comprovado antes mesmo do evento, uma vez que mais de 400 cafeicultores enviaram suas amostras para que pudessem disputar o prêmio Coffee Of The Year Brasil 2018. Dos concorrentes a melhor bebida de café canéfora apenas 30 foram selecionados, dos quais 7 do Estado, sendo 2 deles de comunidades indígenas: Aruá e Tupari.

O resultado em Minas Gerais reflete no fortalecimento da cafeicultura em Rondônia. Nos últimos seis anos, segundo dados apontados pela Embrapa, o Estado passou a ser o quinto maior produtor de café do Brasil e o maior da Região Norte.

O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Reuniu, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.
Leia mais:

Sete cafés de Rondônia concorrem ao título de melhor do Brasil durante Semana Internacional do Café, em Minas Gerais

Café de Rondônia continua forte, com alta qualidade e angariando prêmios

Indígenas de Rondônia se destacam na produção de café com sustentabilidade

 

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal (Secom)
Fotos: Arquivo Secom e Renata Silva – Embrapa
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/concafe-001.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/concafe-001-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafeicultura,Confae 2018,Semana Internacinal do CaféRondônia fica em 4º lugar no ranking de melhor café do Brasil. Esse foi o resultado final da Semana Internacional do Café – 2018, que encerrou-se no final da noite de sexta-feira, 9, em Belo Horizonte/MG. O produtor Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of...