Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 17, na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, em Porto Velho, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho tomou posse como diretor-presidente da Emater-RO. Junto com ele foi dada a posse para Mary Braganhol que também retorna à frente da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para finalizar o mandato que teve início com o ex-governador, agora senador eleito, Confúcio Moura e que terminará em 31 de dezembro pelo atual governador Daniel Pereira. As trocas já estavam acertadas e foram somente protocoladas dando seguimento ao trabalho em desenvolvimento da agricultura do estado.

“A Emater é nossa e vamos continuar trabalhando juntos”

Francisco Coutinho, mais conhecido como Chiquinho, retoma a cadeira da presidência da Emater-RO após ser eleito na última campanha a deputado estadual. Há 32 anos trabalhando na autarquia, tem larga experiência no setor produtivo e   na Assembleia Legislativa a partir do próximo ano. “Temos que construir um estado melhor para todos, por isso estarei defendendo não somente a Emater, mas também a Seagri, a Idaron, a Sedam e todas as secretarias que trabalham pelo setor produtivo no estado”.

Chiquinho agradeceu o trabalho realizado por Albertina Marangoni Bottega nestes últimos sete meses, enfatizando seu respeito por ela. “A Emater é nossa e vamos continuar trabalhando juntos”. O novo presidente comandará a Emater-RO junto com outro Chiquinho, o Francisco de Assis Sobrinho, que será mantido no cargo de vice-diretor-presidente.

Mary Terezinha Braganhol retorna à Seagri com o mesmo intuito de Chiquinho: o de contribuir com o governador Daniel Pereira neste momento de fechamento de ano e de transição. Há seis anos na Seagri, Mary diz sentir-se “da família” e não vê dificuldades em dar prosseguimento ao trabalho realizado por José Paulo Gonçales, que ora deixa o cargo. “Nós temos afinidades desde quando eu estava à frente da secretaria de agricultura em Ariquemes e ele, já na Seagri, nos recebia muito bem”.

Com a posse de Mary à frente da pasta, a Secretaria de Agricultura passa a ser comandada por duas mulheres. Eloísa Bertolete, que vem desempenhando um papel muito importante na atividade que já foi de responsabilidade de Mary, deverá continuar no cargo de secretaria adjunta da Seagri, contribuindo com a titular em prol do fortalecimento da agricultura no estado.

AGRADECIMENTOS E DEVER CUMPRIDO
Albertina Marangoni Bottega e José Paulo Gonçales deixam suas respectivas pastas com a sensação de dever cumprido. “Foi uma honra atender ao chamado do governador Daniel, a quem eu respeito e agradeço muito”, disse Albertina, agradecendo também ao senador eleito Confúcio Moura pela confiança a ela dispensada.

Albertina ressalta ainda que, apesar do pouco tempo à frente da Emater-RO, teve o cuidado em desempenhar sua função ajudando e somando esforços para levar as políticas públicas de governo ao campo. “Agradeço a equipe que esteve à frente conosco, nos ajudando e contribuindo com o seu trabalho”.

Agradecimento à equipe, pela confiança.

José Paulo Gonçales, funcionário de carreira, agradeceu a oportunidade que lhe foi dada, dizendo ter sido essa uma experiência inusitada. Gonçales falou ainda do compromisso da Seagri, que agora será desempenhado pela Mary, com a liberação dos recursos de projetos que já se encontram em andamento, como o Calha Norte, por exemplo, na ordem de R$ 150 milhões de reais em equipamentos. “80% de 1.335 equipamentos já foram recebidos e não forem entregues por recomendação da PGE, em função do período eleitoral, mas terminado o processo, os mesmos serão entregues”.

A POSSE
A posse foi oficializada pelo secretário chefe da Casa Civil, Eurípedes Miranda, representando o governador Daniel Pereira. Desejando boa sorte aos empossados, Miranda enfatizou que não há nenhum divergência entre quem entra e quem sai r que essa troca de comandos já havia sido acertada. “Foi conversado com todos e todos estão unidos em prol do estado”, disse o chefe da Casa Civil.

Miranda ressaltou ainda que essa transição em cargos públicos é normal. “Um dia estamos em cima, outro dia no meio e outro dia embaixo”, disse, mas sempre inseridos no contexto do que é melhor para o desenvolvimento do estado.

Estiveram presentes durante a posse, os deputados estaduais Cleiton Roque e Anderson do Singeperon, além de secretários estaduais, prefeitos e vereadores de outros municípios e empregados da Emater-RO e Seagri.

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Chiquinho-reassume-presidencia-da-Emater-RO_005-foto-IRENE-MENDES-5.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/11/Chiquinho-reassume-presidencia-da-Emater-RO_005-foto-IRENE-MENDES-5-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciasEm solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 17, na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, em Porto Velho, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho tomou posse como diretor-presidente da Emater-RO. Junto com ele foi dada a posse para Mary Braganhol que...