Convidada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura (Semagric) para participar da 3ª edição da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro), a Emater-RO reúne sua equipe para discutir as atividades que serão apresentadas durante o evento. A participação da Emater-RO também se dará na mobilização dos agricultores e na elaboração de projetos que movimentem o agronegócio e gere renda para a família rural. Em sua terceira edição, a Portoagro deverá reunir produtores rurais de toda a região do Território Madeira Mamoré.

Caminhos produtivos: casos de sucesso com depoimentos de produtores rurais.

Pelo terceiro ano consecutivo a Emater-RO presta seu apoio na feira do agronegócio de Porto Velho e já se mobiliza para convidar todos os produtores rurais do Território Madeira Mamoré, que além da capital inclui os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim estão convidados a participar desse resgate da atividade agropecuária da região. Nesta quinta-feira (5), a equipe do escritório central da Emater-RO reuniu-se com técnicos representantes dos escritórios de Porto Velho e região para discutir as estratégias de ação para cada atividade.

De acordo com a discussão, a Emater-RO participará com oito atividades onde serão contempladas tanto a área produtiva, como a área social. Além de apoio na infraestrutura, com mobilização dos agricultores que participarão do evento, estarão contempladas dentre as atividades a serem levadas pela Emater-RO na 3ª Portoagro, o incentivo à produção agropecuária, através da assistência técnica prestada, linhas de crédito, apoio à agroindústria, e a preocupação com o bem-estar das famílias tanto na área social, como na geração de emprego e renda.

RESULTADOS POSITIVOS E PRODUÇÃO DE QUALIDADE
As atividades de assistência técnica e extensão rural poderão ser conhecidas nos resultados apresentados nos Caminhos do Café e do Leite, onde será mostrada a realidade dessas cadeias produtivas com produção de qualidade, como também casos de sucesso com depoimentos de produtores rurais, técnicos, pesquisadores, rede privada, e todos os envolvidos.

Apoio na infraestrutura, mobilização dos produtores rurais, assistência técnica e ação social.

No Caminho do Café, por exemplo, além das técnicas de manejo de poda, de irrigação entre outros, serão apresentadas histórias de mulheres que se dedicam ao cultivo da cultura, mostrando o empoderamento feminino no campo, atividade essa realizada em parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa e Governo de Rondônia por meio da Seagri e Emater-RO. No caminho do leite será possível conhecer o trabalho que vem sendo feito ao longo desses últimos anos no melhoramento genético, sanidade e nutrição animal e nos resultados obtidos com produtos de qualidade que chegam aos laticínios e agroindústrias.

INVESTIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO
A Portoagro oferece grandes oportunidades para quem pretende investir na propriedade, aumentar seu plantel de animais ou até mesmo vender sua produção. Como ocorre na maioria das exposições agropecuárias, a Emater-RO disponibilizará seus técnicos para informações e elaboração de projetos para aquisição de crédito rural.

Em uma ação parceira com todos os agentes financeiros presentes no evento, será oferecida ao produtor interessado, oportunidade para financiar atividades na sua propriedade e renegociação de dívidas para aqueles que encontram dificuldades para quitar seus débitos.

A Emater-RO também estará colaborando com a exposição de animais, em especial do gado leiteiro da agricultura familiar, oferecendo uma oportunidade para que esses produtores rurais exponham seus animais, comercializem diretamente com os interessados e participem de leilões adquirindo novas matrizes para o seu plantel.

AÇÃO SOCIAL
A preocupação com o bem estar social da família rural, em especial à mulher no campo, estará presente nas ações realizadas em parceria entre a Emater-RO e diversas instituições voltadas para a área social. Saúde, autoestima, crédito rural voltado para a mulher e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são apenas alguns dos temas que serão abordados durante a 3ª Portoagro.

A geração de emprego e renda, que também é um fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida no campo, estará presente nas agroindústrias estabelecidas com apoio dos programas de incentivo do governo, a exemplo do Programa de Verticalização da Pequena Produção Rural (Prove) e do belíssimo trabalho feito pelos artesãos da região.

Ainda durante a feira, a Emater-RO e parceiros estarão promovendo o I Encontro Regional de Mulheres, com o intuito de reunir as mulheres produtoras rurais da região do Território Madeira Mamoré. O objetivo é oferecer à mulher no campo, condições para que elas possam garantir seu espaço ao lado do homem e juntos fortalecerem a atividade rural familiar, além de garantir seus diretos e seu bem-estar na sociedade.

A 3.ª Portoagro será realizada no período de 29 de agosto a 1º de setembro, na BR-364, ao lado da Embrapa.

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/07/Emater-RO-inicia-preparativos-para-participar-da-Portoagro_002-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/07/Emater-RO-inicia-preparativos-para-participar-da-Portoagro_002-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciasConvidada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura (Semagric) para participar da 3ª edição da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro), a Emater-RO reúne sua equipe para discutir as atividades que serão apresentadas durante o evento. A participação da Emater-RO também se...