O mundo está passando por mudanças e assim como ele, é preciso buscar novas formas de gestão que ampliem os processos de tomadas de decisão e condução administrativa na sociedade. Em busca dessa mudança e, com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e metodologias para a participação coletiva, a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni Bottega, acompanhada da Extensionista Vaneide Araújo de Sousa Rudnick, está participando, em Cuiabá-MT, do Curso Arte de Facilitar: um despertar para atuação em processos participativos.

Gestão que ampliem os processos de tomadas de decisão.
Gestão que amplie os processos de tomadas de decisão.

O curso acontece no âmbito do Programa REDD + for Early Movers (REM) e é direcionado a gestores e técnicos que atuam em cooperação com projetos da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com interesse para atuar na condução de processos dialógicos. O curso é orientado por uma abordagem reflexiva a partir de diálogos e vivências, com exposições dialogadas, construção coletiva, exercícios em grupo e a prática da facilitação para construção do aprendizado.

Dentre os objetivos está promover a reflexão sobre a participação e gestão participativa na instituição; compreender as competências e as habilidades básicas de um facilitador de processos participativos; empregar ferramentas de processos participativos como coleta e estruturação de ideias, tomada de decisão, visualização e facilitação gráfica; e demonstrar posturas coerentes com princípios fundamentais para uma boa facilitação de processos participativos.

Durante o período de capacitação (de 2 a 7 de julho) as representantes da Emater-RO estarão adquirindo conhecimentos que vão desde a formação de moderador-facilitador para atuar na condução de oficinas, reuniões e seminários entre outros trabalhos participativos, visando à compreensão da competência de um facilitador, passando por tomadas de decisões, gestão de conflitos e outras que compõem o dia-a-dia de um verdadeiro gestor.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/07/WhatsApp-Image-2018-07-03-at-11.17.19.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/07/WhatsApp-Image-2018-07-03-at-11.17.19-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciascapacitação,extensão rural,gestãoO mundo está passando por mudanças e assim como ele, é preciso buscar novas formas de gestão que ampliem os processos de tomadas de decisão e condução administrativa na sociedade. Em busca dessa mudança e, com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e metodologias para a participação coletiva, a...