Produtores do município de Cerejeiras fizeram nova entrega de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo estadual por meio da Seagri e Emater-RO. Na ocasião discutiu-se junto com os produtores rurais a possibilidade de se buscar novas alternativas para a produção local com a instalação de agroindústrias. Também foi tratada a necessidade de regulamentação do setor chacareiro do município, considerado chácaras urbanas, porém com atividade rural de grande potencial para produção de hortifrutigranjeiros e como alternativa de fonte de renda para pequenas propriedades.

Para a vice-prefeita Lisete Marth, é de interesse de o município ter o setor produtivo ao alcance dos consumidores. Ela ressaltou ainda que “o prefeito Airton Gomes já vem tratando desse assunto junto a Câmara de Vereadores visando regularizar essa atividade através de lei ou até mesmo de declaração”, com o objetivo de criar oportunidade de os produtores terem acesso ao crédito rural e até mesmo a inclusão dos produtos nos programas sociais, a exemplo do PAA, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da feira municipal, entre outros.

Segundo a gerente regional da Emater-RO para o Território Cone Sul, Enoelma Nunes, no momento estão sendo comercializados R$ 100 mil através do PAA/Seagri e adquiridos produtos de 53 produtores. “A intenção é que no próximo ano possamos inserir mais produtores nos programas sociais e com isso criar novas possibilidades de fonte de renda”, disse.

Para a extensionista da Emater-RO, Edna Gotardo, que assumiu recentemente a coordenação do programa no escritório local, o PAA incentiva a diversificação da produção, além de estimular o consumo de alimentos regionais. “Isso se traduz em resgate e preservação de muitos costumes, hábitos e culturas que vinham sendo esquecidos ao longo das gerações”.

Também estiveram participando das discussões: o gerente do Banco da Amazônia/Cerejeiras, Rodrigo França Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, Saulo Siqueira de Souza; e representantes da Emater-RO, Enio Roberto Milani, do escritório regional e Sandro Malta Xavier, gerente da unidade local.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/20180410_092021.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/04/20180410_092021-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosPAA,produçãoProdutores do município de Cerejeiras fizeram nova entrega de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo estadual por meio da Seagri e Emater-RO. Na ocasião discutiu-se junto com os produtores rurais a possibilidade de se buscar novas alternativas para a produção local com a instalação de...